DISCURSO DE DESPEDIDA DO TEN CEL PM SAMPAIO DA 75ª CIPM

blogqsp.75ª CIPM

Assim como na nomeação, também na exoneração, o Diário Oficial anunciou mudanças nos Comandos da nossa Briosa Polícia Militar do Estado da Bahia. Nesse instante em que mudo de Casa, gostaria de dizer algumas palavras que sintetizassem esses três anos e seis meses de trabalho contínuo e infatigável a frente da 75ª Companhia Independente de Polícia Militar.

Nunca me esqueço das palavras que ouvi de alguns colegas, quando da anunciação da minha vinda para 75ªCIPM: “Sampaio, você não sabe o abacaxi que vai descascar!!”, “Sampaio, caiu um pepino em suas mãos!!”.

Acontece que os ilustres colegas não imaginavam que o pepino é um vegetal conhecido por seu sabor aguado ameno e agradável, pelo efeito calmante e pela riqueza de nutrientes. Esqueceram os nobres colegas que o abacaxi é uma fruta cítrica suculenta, rica em nutrientes e que devem ser consumida por pacientes que têm doenças relacionadas com o coração.

Não tinha outro lugar melhor pra eu trabalhar! Quem me conhece de perto, principalmente a minha família, sabe dos problemas de saúde que eu venci e sabe da importância da 75ª CIPM na minha vida. Trabalhar na 75ª CIPM pra mim foi muito além de ganhar o pão! Pra mim foi a concretização de sonhos e ideais!

No início, realmente tivemos muitas dificuldades, eram muitas as reclamações da comunidade e da tropa, nossa sede era uma casa de três quartos adaptada, servindo como Companhia de Polícia; nossas viaturas eram uma blazer, duas meriva e uma Voyage; nossos armamentos eram inferiores e  insuficientes; e nossos precários postos policiais destacamentos estavam caindo os pedaços.

Hoje, podemos afirmar com orgulho justo que a 75ª CIPM é uma das melhores companhia independente da Bahia! Graças a Deus, a realidade da Companhia hoje é outra, ganhamos viaturas melhores, recebemos mais armamentos, criamos o PETO 75, uma das tropas de reação mais produtiva de Juazeiro, conseguimos mudar para uma sede mais confortável, ampla e climatizada, todos os nossos postos policiais do interior (PPM de Maniçoba, Mandacaru e Pinhões) foram climatizados, receberam identificações e proporciona conforto melhor para os nossos policiais. Nosso objetivo sempre foi melhorar as condições trabalho pra nossa tropa e valorizar nosso policial militar, que está na ponta do serviço prestando nosso serviço para a Comunidade.

Tudo isso se deu, em primeiro lugar, graças a Deus! E segundo graças ao apoio incondicional de minha família, principalmente da minha esposa Juciara e de meus filhos Thiago e Natália, quem me suportaram nos momentos mais difíceis com amor e paciência!

Agradeço também ao ex-Comandante Geral da PMBA Coronel PM Alfredo Braga de Castro, a quem sou muito grato por tudo que fez por mim e pela Polícia Militar! Agradeço ao inesquecível ex-comandante do CPRN Coronel Lira Júnior, que não mediu esforços para equipar a nova 75ªCIPM; ao meu colega de turma Coronel Nascimento, que continuou a confiar no trabalho deste Comandante; agradeço também a minha Subcomandante, Cap PM Maridésia Lopes Bispo, quem em todos os momentos… eu disse “EM TODOS OS MOMENTOS”! foi leal a mim, a 75ª CIPM e ao trabalho, guiado por seus valores religiosos; e, principalmente, pelo apoio da própria Comunidade que recebe o trabalho da 75ª CIPM, quem abraçou a causa da segurança pública e desde sempre nos ajudou a guiar essa locomotiva que diuturnamente trabalha para melhor servir a população de Juazeiro.

Neste contexto, não poderia me esquecer de falar do principal protagonista dessa história. Dos nossos policiais militares levo a certeza de que a nossa Corporação acerta quando orienta a nós comandantes a valorizá-los e respeitá-los. Sem vocês ilustres Companheiros, nossos esforços seriam imperfeito e nossas realizações incompletas.

Aproveito esse momento para reconhecer e agradecer pelo trabalho permanente, cuidadoso e de alto nível que prestaram durante esses três anos e 06 meses. A 75ªCIPM ganhou nome por este trabalho em conjunto, sem o qual nunca teria chegado ao reconhecimento unânime com que hoje é distinguida em Juazeiro.

Nosso efetivo cumpre com rigor seus compromissos. Toda a área da 75ªCIPM recebe os serviços da Polícia militar com excelência, tornando a comunidade e o trabalho aptos à criação de riqueza, necessária ao funcionamento racional e seguro da vida social.

Agora ao sair, sei que prosseguirá no seu caminho. Tudo que se faz com moral, trabalho e dignidade atua por si mesmo e não precisa de pessoas determinadas. Os homens sucedem-se, mas o ideal permanece, como estrela guiando todos os caminhos sem se mover no céu.

A 75ª Companhia Independente de Polícia Militar continuará a mesma, cumprindo sua missão institucional. De minha parte, continuarei a luta, embora em outro flanco. No 3º Batalhão de Polícia Militar, onde cheguei Aspirante em ___ de dezembro 1981, continuarei servindo-me dos ensinamentos que aqui aprendi na prática da vida e os passarei às novas gerações, procurando ser sempre digno de tudo que ela me deu.

Ficará, é claro, o vazio impreenchível da convivência com os colegas, da troca permanente e enriquecedora de opinião, mostrando-me mais uma vez que o conhecimento não é obra egoísta de um só homem, mas de um permanente multilateral, que permite a interação comunicativa dos espíritos na admirável construção da convivência humana.

Dos policiais militares, desde a Oficiala Subcomandante à praça menos antiga, levo a certeza de que a divisão é apenas uma técnica de conduzir a administração. Pois no fundo, o que há de permanente e bom é o ser humano em sua grandeza criadora e moral. Aqui todos são iguais e indispensáveis e é importante que saibamos disto!!

Deixo a 75ª CIPM, portanto, com a certeza de que todos aqui, Oficiais e Praças cumprem seu dever com a Comunidade. O trabalho continua com os que ficam. Os objetivos permanecem os mesmos.

Mais uma vez estou convicto de que tudo que se faz com trabalho e amor permanece definitivo.

Meu muito obrigado a todos!!

JORGE SAMPAIO SILVA – TEN CEL PM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *