Projeto Escola Verde faz seleção de alunos para pesquisa e extensão

O Projeto Escola Verde está realizando até o próximo dia 22/03 seleção de alunos para desenvolvimento de pesquisa e extensão em Educação Ambiental (EA) na região. O projeto é uma realização da UNIVASF em parceria com as Prefeituras de Petrolina e Juazeiro, a UPE, UNEB, FACAPE, UNIESB, IF-SERTÃO e o CRAD/UNIVASF, e tem previsão para 2 anos, com possibilidades de renovação do convênio.

A Seleção Simplificada será por meio de análise de Currículo e CRE, e preenchimento de Formulário disponível nos locais de inscrição. Os interessados deverão se dirigir ao Colegiado de Ciências Sociais (Juazeiro), ou ao Colegiado de Administração (Petrolina), para confirmar sua inscrição.

Os selecionados poderão ser contemplados com bolsa no valor de R$ 410,00, aproveitamento de carga horária no Projeto para Estágio Obrigatório do curso, participar das publicações e eventos científicos, integrar o Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental Interdisciplinar e receber Certificação da UNIVASF como participante do Projeto.

O PROJETO ESCOLA VERDE

O Projeto Escola Verde é resultado da iniciativa de professores e alunos de diferentes cursos, instituições e áreas do conhecimento, preocupados com a Educação Ambiental nas escolas públicas da região. O projeto nasceu de uma pesquisa financiada pelo CNPq e sondagens de campo, que identificaram alguns problemas com a promoção da EA nas escolas públicas da região.

Dentre as ações previstas para o Projeto destaca-se o estudo das condições da EA nas escolas de Petrolina e Juazeiro, mobilização da comunidade escolar para a arborização das escolas, elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) com ênfase na EA, produção de material didático contextualizado (cartilhas e software), implantação da Coleta Seletiva de Lixo e capacitação dos professores da rede municipal em Workshops que serão realizados anualmente nas dependências da UNIVASF. Tudo isso para que a EA seja uma prática pedagógica cotidiana interdisciplinar. Ou seja, para que em todas as disciplinas escolares e durante todo o ano, a problemática socioambiental seja debatida em sala de aula, como um tema transversal, interdisciplinar e cotidiano.

O inicio das atividades nas escolas está previsto para o início do mês de abril, e o treinamento da equipe será agora, no final do mês de março.

(Informações Educação Ambiental)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *