Carta documento será entregue a autoridades públicas no Dia Internacional da Mulher

Pensando na necessidade de ações que mudem o quadro da violência contra a mulher na região, o Fórum de Mulheres do Araripe entregará neste 08 de março, Dia Internacional da Mulher, uma Carta Documento durante a 1ª Marcha Regional Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. O documento contém reivindicações de políticas públicas para a mulher, entre as quais se destaca a solicitação de uma Delegacia da Mulher para o município de Ouricuri. A carta será entregue a representantes legais do Fórum, Promotoria Pública, Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelados em 2007, o Brasil é o 10º país com maior índice de violência contra a mulher em contexto rural e 12º na violência contra mulher em contexto urbano, representado pelos estados de São Paulo Capital (urbano) e Zona da Mata de Pernambuco (rural). Neste contexto, a Marcha que percorrerá as principais ruas de Ouricuri reunirá dezenas de organizações da sociedade civil que levarão consigo, faixas e cartazes reivindicando o fim da violência contra a mulher e ações concretas neste sentido.

A concentração do evento será às 07h30 na Praça Frei Damião, centro. De lá o cortejo segue pela Avenida Antonio Pedro da Silva, com paradas no Fórum, Caixa Econômica Federal, Promotoria Pública e semáforo; de onde segue pela Avenida Fernando Bezerra com paradas na Câmara de Vereadores e na Prefeitura Municipal onde os/as participantes dançarão um toré (ritual indígena de etnias do Nordeste do Brasil). Durante o percurso, as pessoas poderão fazer falas sobre a temática.

Para finalizar, os/as manifestantes se reunirão no Salão Paroquial da Igreja Matriz de São Sebastião, onde será feita uma plenária organizada pelo Movimento Sindical de Ouricuri em que serão pautadas políticas públicas de convivência com o semiárido. O evento conta com o apoio do Caatinga e de diversas instituições que lutam pela equidade de gênero, acesso a políticas públicas e outras bandeiras de defesa de direitos das comunidades rurais e urbanas.

Fórum de Mulheres

Fundado em 08 de março de 2002, o Fórum de Mulheres do Araripe é uma articulação feminista, plural, democrática e autônoma que integrado ao Fórum de Mulheres de Pernambuco e à Articulação das Mulheres Brasileiras, articula-se com todos os municípios do Araripe, através das diversas organizações de mulheres e articulações mistas nas áreas urbana e rural. A entidade tem como principal objetivo, possibilitar o empoderamento das mulheres, fortalecendo sua capacidade de interferir amplamente na sociedade como sujeito que produz a transformação social.

(Caatinga)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *