GRUPO NARIZ DE COGUMELO CIRCULA COM ESPETÁCULO DE RUA POR OITO CIDADES DA REGIÃO DO VALE DO SÃO FRANCISCO

blogqsp.Nariz de Cogumelo

A partir do dia 22 de janeiro, as praças e ruas de seis cidades e duas ilhas da região do Vale do São Francisco irão se transformar num picadeiro a céu aberto. Isto porque o Nariz de Cogumelo já está de malas prontas para circular com o espetáculo “O Salone”, com direção de João Lima (vencedor do Prêmio Braskem de Teatro pelas peças O Sapato do Meu Tio e As Rimas de Catarina), por cidades da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco.

As primeiras apresentações acontecem nos dias 23, 24, 25 e 26 de janeiro (sexta, sábado, domingo e segunda) na região de Petrolina/Juazeiro e contam com o apoio do Festival Janeiro tem Mais Artes, do SESC Petrolina. As apresentações são abertas ao público, mas como reza a tradição da arte de rua, o espectador é convidado a contribuir no chapéu ao final dos espetáculos.

As apresentações integram o projeto “Nariz de Cogumelo invadindo o Velho Chico”, contemplado com o Prêmio Funarte Caixa Carequinha de Estímulo ao Circo 2013.

Entre 22 de janeiro e 01 de fevereiro, o grupo percorre oito localidades da região do São Francisco: Juazeiro e Paulo Afonso (Bahia), Petrolina, Ilha do Massangano e Ilha do Fogo (Pernambuco), Piranhas e Água Branca (Alagoas), e Canindé de São Francisco (Sergipe).

Durante a circulação, o grupo – formado por cinco palhaços e dois músicos – ainda promove duas ações de formação voltadas para profissionais e amadores de teatro, circo ou arte de rua a partir de 16 anos. A primeira ação é umintercâmbio artístico com a Trup Errante, grupo de Juazeiro/Petrolina, sobre Improvisação para Cenas Cômicas e acontece no dia 22 de janeiro, em Petrolina. No dia 28 de janeiro, a cidade de Paulo Afonso recebe a segunda oficina: Palhaçaria e Improvisação. As inscrições para esta oficina são gratuitas e devem ser feitas pela internet, através do site oficial do grupo (www.narizdecogumelo.com.br).

 O SALONE

O espetáculo é uma homenagem do grupo à palhaçaria clássica dos circos brasileiros, a partir do inusitado cotidiano de um salão de beleza. No enredo, a palhaça Furabolo Tobogã é uma estabanada funcionária que sonha se tornar uma estrela, mas tem pela frente um chefe nada compreensivo: Cabelinho, o dono do salão. A reviravolta ocorre quando Floricota Polanski, uma ilustre cliente, chega ao local. A partir daí, segue-se uma sequência de engraçadas confusões, solucionadas com um final inesperado. 

O GRUPO 

O Nariz de Cogumelo, que celebrou oito anos de trajetória em novembro de 2014, nasceu com o intuito de pesquisar a arte do palhaço. Em março de 2008, eles decidiram aventurar-se no campo da arte de rua, levando para a praça pública números tradicionais de palhaçaria e de circo. Com o aprendizado na técnica e a recepção do público, passou a desenvolver releituras particulares de cenas clássicas e números próprios, que resultaram em cinco espetáculos para rua e dois Cabarés. Hoje, o grupo consolida-se como uma das referências na palhaçaria na arte de rua da capital baiana. O Nariz de Cogumelo já se apresentou em festivais de circo e teatro na Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Argentina e já foi contemplado com três prêmios FUNARTE, três editais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e um edital da Secretaria Municipal de Cultura de Salvador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *