*Otoniel Gondim

Juazeiro quando se invocar, vai dar tudo certinho…
O passado é um presente que sempre haverá de estar presente. O passado ojeriza o saudosismo fútil, o antiquário incrépito, o pau mole, o peito caído, a pelanca melosa,a ruga, o datilografar remington, a gíria do tempo do ronca, o reumatismo ,o museu indóssil. Sabia, leitor pra frentex, que o seu passado começou ontem por que tem o hoje e o hoje presente será o seu passado por que tem o amanhã e o amanhã será o seu presente e o seu passado por que tem o depois de amanhã e o depois de amanhã será o seu… Sabia , sabidinho do futuro?
Nietzche bradou: ‘’ Pode-se morrer de imortalidade! ”. E eu, euzinho da silva, meto-me a filósofo ( Dá licença, meu? ) : O passado completa o que o presente tem de incompleto. Dorou, amou?
A bem das verdades e das mentiras, o tempo é contínuo e não aceita uma linha tênue entre o onde acaba algo e o onde inicia algo. Saque só a histórica resposta de Aristóteles ao lhe cobrarem a definição de Tempo : ‘’ Tempo é uma coisa que se me perguntarem a definição, eu não sei. Mas, se não me perguntarem a definição, eu sei.”. Um belo de um basta a quem perde tempo. Acaba que essa porcaria e merda de datas, é pura invencionice escrota e sacana do comércio, dos preguiçosos institucionais e das religiões. Sabe como é, pra descansar, peidar sem ser inoportuno, comer água e grana. Todo dia e instante é um recomeçar de Ano Novo pelo infinito tempo a que a natureza se apraz. Otonce, leitor temporal, que 2015 ( Chegando nele…) se arvore com suas celuloses, raízes, troncos, galhos, folhas, flores, frutos, pássaros, fungos, mosquitos, borboletas, buscando e absorvendo tudo o que é de bom e dando sopapos e pontapés em tudo o que é de ruim, imprestável, disgrama, reacionário, DEM, PFL, PSDB, hipócrita e ultrapassado. Assim precisa ser o mundo, a nação, a cidade de Juazeiro da Bahia. Limpa e aspirada. Na EDUCAÇÃO ( Conhecimento didático, profissional, memorial, relacional, filosofal ) . Na ARTE e CULTURA ( Música, dança, cinema, teatro, literatura, poesia, pintura, escultura, folclore ) e no AMOR ( sem regras, simplesmente ele ). Veja só, amigão das letras e das artes, se uma cidade e o seu povo retirarem tudo isso da sua agenda e vida, restará o aterrorizante convívio com o resto dos restos dos restos: Mentiras, safadezas não úteis, fofocas grosseiras, maus trepadas e chupadas, discórdias enfadonhas, ovos sulfídricos, bostas moles, unhas encravadas, ódios dilacerantes, , os medos e os desamores.
Necas de me sobrarem dúvidas de que não há outra saída saudável e sincera para um verdadeiro desenvolvimento do ser humano, senão pelo viés da Santíssima Trindade: EDUCAÇÃO, ARTE E CULTURA. As beldades têm ou não têm de andarem sempre juntas, de mãos dadas e apregadinhas umas nas outras?
Nesse exato de momentinho tenho no meu imaginário a inspiração galopando pela epiderme, derme , hipoderme, veias, rins, pâncreas, intestinos, medula, fígado ( Hum…, ), pênis, região ultra-posterior-abdominal, artérias e o coraçãozão. Beleza de Creuza.Que venha 2015! Que venha que venha 2015!
Nesse Novo Ano, impera-se o clamor e a luta por sólidas mudanças no pensamento e no pensar a nossa Juazeiro. Principalmente no pensamento e no pensar do prefeito Isaac Carvalho ( Tem feito grandiosos esforços, apesar de… isso vem em artigo próximo. ) e das autoridades ( Por que algumas cismam em serem otaridades? Por que ? ) políticas, civis e militares. Que a sensação, a paixão e a imaginação impulsionem a viver, a criar e a revolucionar sempre e sempre por cima da carne seca do conservadorismo apático e pateta dos governos tucanos, pefelistas, DEMoníacos . Revolucionar com inspiração, eis o não problema. Por exemplo: Na EDUCAÇÂO, analisar crítica e criteriosamente os instrumentos tradicionais e arcaicos de adestramento ao aluno e ao professor.As escolas da cidade, apesar dos inegáveis avanços, atendem, um pouco pura e secamente , à demanda de mercado ( dentro disso, o vestibular ) desenvolvendo, quase que tão somente, especialidades lógicas, burocráticas e técnicas. Daí, a ARTE e a CULTURA ficarem chupando o dedo, à deriva, tornando-se, por vezes e muitas das vezes, inúteis como potencias educacionais. Corre-se o sério risco de criarem-se celeiros de robôs ( ou caranguejos ) com cérebros. Isso foi uma prática feia imposta pela política passada direitista e uma sociedade capitalista que impulsionava o consumo desenfreado e ignorava o valor das coisas culturais, artísticas e espirituais. A meu ver, leitor amante das letras e das artes, a EDUCAÇÃO é um ente orgânico fortemente amplo e robusto e deve ter por finalidade transformar pessoas, o mundo, a pátria e a nossa cidade. EDUCAÇÃO É INSPIRAÇÃO. E a inspiração não necessita de nenhuma atividade programada, ao contrário, é na imprevisibilidade do encontro dos contextos e temperamentos que pode acontecer o nascimento do criador e da criação. A ARTE possibilita ( Nietzche : ” Nenhum artista tolera o real! “ ) encontrarmo-nos. A CULTURA possibilita filosofarmos. A EDUCAÇÂO possibilita vivermos iguais. Rárárá cheguei qui cheguei como queria aos três poderes : A ARTE E A CULTURA EDUCAM A EDUCAÇÃO!!!!
Leitorzinho cidadão, tendo como tentáculos e sustentáculos a Santíssima Trindade EDUCAÇÃO-ARTE-CULTURA , a nossa Juazeiro da Bahia , irá expurgar os políticos satânicos do passado que vergonhosamente querem voltar ( Sabe de quem falo, né? ), irá expurgar os infiéis vereadores do presente ( Sabe de quem falo, né? ) . Juazeiro da Bahia, nesse Ano Novo, irá expurgar o mau e dar colo ao bom. Juazeiro da Bahia, nesse Ano Novo, irá expurgar o pessimista urubuservador e dar colo ao otimista condoreiro. E , assim sendo assim, irá zelar pelo bem do seu povinho e , em troca, dele receber os devidos e merecidos apupos, carinhos e cuidados.
Ai, ai, ai, ai, Helena
Em 2015 e doravante
Sonhar , acreditar…
Valerão a pena
Viu, Helena ?
Juazeiro quando se invocar, vai dar tudo certinho…
Ainda, em tempo : FELIZ ANO NOVO A TODOS !!!
*Otoniel Gondim — Professor, escritor e Compositor