CHUVAS: DEFESA CIVIL DE PETROLINA REÚNE ÓRGÃOS SETORIAIS PARA APRESENTAÇÃO DE PLANO DE CONTINGÊNCIA

chuvas0
Ilustração

Nessa terça-feira (25) diversos órgãos setoriais atenderam o chamado da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) Petrolina. O encontro foi uma forma de congregar os órgãos públicos municipais, estaduais e outras entidades para o período de chuva previsto nos próximos meses.

Segundo o Secretário Executivo de Ordem Pública e Segurança Cidadã Jenivaldo dos Santos, também coordenador da Defesa Civil no município, a previsão informada pelo Instituto de meteorologia da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) é que nos próximos quatro meses chuvas intensas caiam na região.

“O encontro serve para reforçar nossa parceria, município e demais órgãos para que no momento das chuvas todos já estejam de sobreaviso e consigamos dar o máximo de assistência a cidade”, explicou o Secretário.

Com os bairros de maior vulnerabilidade já mapeados, os integrantes dos órgãos receberam o plano de contingência expondo as especificações desse período que prevê ainda chuvas concentradas, ou seja, grande volume de água em poucas horas.

De imediato, ações preventivas já estão sendo adotadas desde o início do ano com a limpeza de canais, córregos e galerias. Na última semana novas ações já foram adotadas para impedir alagamentos em bairro como Henrique Leite, onde um dreno de escoamento das águas foi aberto. Caso haja necessidade, também já estão identificados 14 pontos que servirão de abrigo para famílias desabrigadas e desalojadas.

Fazem parte da COMPDEC as Secretarias de Ordem Pública e Segurança Cidadã, Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Cidadania, Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC), Saúde, Finanças e a Guarda Municipal. A coordenadoria conta com o apoio do seguintes órgãos: 72º Batalhão de Infantaria Motorizado, 5º Batalhão da Polícia Militar, 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros, Universidade Federal do Vale do são Francisco, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), SindLojas, Lions Clube Petrolina, Companhia Energética de Pernambuco (CELPE) e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *