Durante os três dias da 1ª Festa Literária da Univasf (Fliunivasf), realizada no Complexo Multiventos, Campus Juazeiro (BA) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), mais de mil crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas de Juazeiro e Petrolina (PE) participaram de sessões de leitura de gibis e cordéis, contações de histórias, apresentação de palhaços e fantoches, e atividades da Embrapa & Escola. O evento, que iniciou na última quarta-feira (29) e termina na noite de hoje (31), está promovendo uma extensa programação cultural, com palestras, minicursos, mesas redondas, exibições cinematográficas, exposições, bate-papo com autores e apresentações musicais, além das atividades para o público infanto-juvenil.
Para a professora da Escola de Tempo Integral Profª Iracema Ferreira Paixão, localizada em Juazeiro, que levou seus alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental à Fliunivasf na manhã de hoje, as atividades extraclasse proporcionadas pelo evento são de grande importância para as crianças. “Temos que formar leitores cada vez mais ativos. Há a deficiência do incentivo à leitura em casa e a escola deve cumprir esse papel”, disse.
Sirleide de Santana, integrante da comissão organizadora da Festa Literária, afirmou que a participação das escolas na Fliunivasf foi bastante positiva. “A procura pelas atividades infanto-juvenis foi muito grande”, observou. Ela ressaltou ainda que a proposta do Espaço Chiquinho, voltado para crianças, surgiu de uma necessidade de proporcionar a esse público uma aproximação com o uso de livros. “Alguns estudantes que vieram visitar a Fliunivasf nunca tinham tido contato com uma biblioteca”, revelou.
Encerramento – A 1ª Fliunivasf foi idealizada e coordenada pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) da Univasf e integra as comemorações dos 10 anos da instituição. A programação continua durante a tarde e a noite de hoje, com a realização de palestras e mesas redondas. Às 20h, haverá o lançamento do Outrio, do Grupo Matingueiros. E às 21h, terá início o show de encerramento por meio do projeto “Ensaios Musicais”, com a temática “Dominguinhos, Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro”, que terá a participação de 11 artistas da região.



