Direto de Casa Nova

Festa do Padroeiro São Sebastião em Pau a Pique é celebrada com devoção

Na Segunda maior festa de Casa Nova, a Festa do Interior dos Ribeirinhos, em homenagem ao Padroeiro São Sebastião, no Distrito de Pau a Pique, são realizadas missas, novenas e procissão, festas sociais, festas de rua, alvoradas, batizados, queima de fogos e feirinha de São Sebastião, com barracas e comidas típicas. Com o tema: Com são Sebastião Queremos Fraternidade e Saúde, no dia 10 de janeiro, foi o início das festividades a partir do hasteamento da bandeira e a realização do novenário e de missa.

Nos dias que se seguiram continuou a quermesse, realizada sempre na igreja do Distrito após as missas. A procissão aconteceu na tarde de sexta-feira (20), seguida de missa campal, onde crianças, adultos e idosos agradeceram as graças alcançadas e pagaram promessas ao som de cânticos e orações.

Durante a abertura oficial do evento, que aconteceu na noite de quinta-feira (19), o prefeito Orlando Xavier participou da missa em homenagem a São Sebastião. “Mais um ano se passou e muitas realizações foram feitas para a melhoria da qualidade de vida da população de Casa Nova. Esta data é importante para agradecermos as parcerias dos governos estadual e federal que muito nos ajudaram e pedir que novas sejam feitas para que mais verbas sejam destinadas ao nosso município e outras sejam realizadas. Que Deus nos dê saúde para continuarmos nossa luta e trabalho sério em prol do nosso município”, disse o prefeito.

De acordo com o vereador Leonardo Silva as homenagens ao padroeiro do Distrito acontecem no início de todos os anos, “terminadas as festas do Natal inicia-se a festa ao santo protetor da humanidade contra a fome, a peste e a guerra, São Sebastião nosso padroeiro”, disse o vereador, destacando que existe uma grande participação da comunidade católica no evento. “Essa festa consegue reunir uma grande quantidade de pessoas de outras cidades, naturais de Pau a Pique que retornam para reencontrar a família. Avalio que a festa também tem um cunho social muito grande, consegue congregar todas as famílias para um momento de confraternização e reafirmação da fé”, destacou.

As festas católicas, como a festa de São Sebastião, são sempre um momento muito forte para o povo, pois, mantém a identidade cristã e mantém a identidade da comunidade, explicou Padre Amâncio Sena; “a festa do Santo tem esse caráter de disseminar a identidade do povo dessa localidade. Não podemos imaginar Pau a Pique sem São Sebastião, então a festa transmite essa característica local. E realmente nós aproveitamos para além dessa identidade católica e cultural passar uma mensagem religiosa, evangélica” afirmou o padre, dizendo que nos momentos atuais, a igreja reflete sobre a saúde pública e a fraternidade.

“Este momento é o momento que encontramos com mais intensidade para realizar reflexões, sendo que durante cada noite discutimos temas de saúde pública e fraternidade, dando ênfase a escuta da palavra de Deus”.

Nos dias 18, 19 e 20 de janeiro a animação ficou por conta dos grupos, Forro da Curtição, Sensação Musical, Arreio de Ouro, Real Som, Raniere e Banda e Forro Doce Malicia. Participaram da abertura os secretários Municipais de Governo, Paulo Sergio Brito, de Agricultura, José Hermelino Souza, de Obras, Vanderlim Carvalho, de Urbanismo, Fernando Marins, de Esporte, Itamar Rocha, de Administração, Nilton César Meira, o deputado Estadual Paulo Rangel (PT) e seus assessores, o presidente da Câmara de Vereadores, João Borges Pinto, vereador Leonardo Silva, o ex- vereador Miguel Herculano, lideranças políticas, além de diversas outras autoridades.

(Ascom PMCN)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *