Secretaria de Saúde realiza o Programa QualificACS

Dando continuidade ao Programa QualificACS, Agente Comunitários de Saúde (ACS), atuantes nos bairros Jardim Amazonas, Jardim Maravilha, Ouro Preto, Pedro Raimundo e Antônio Cassimiro, participaram, hoje (20), de uma oficina formativa com o tema “Cuidados Farmacêuticos”. Participaram da atividade, coordenada por uma equipe de profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), 24 agentes que se reuniram na Fundação Nilo Coelho.

A oficina teve como foco principal a discussão de formas farmacêuticas, via de administração, armazenamento e transporte de medicamento, além de tirar dúvidas dos agentes acerca dos Programas oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS), nos quais o usuário pode se cadastrar para receber o glicosímetro para controle da glicose, caso seja portador de diabetes, ou colírio, caso tenha sido diagnosticado com Glaucoma. “São informações que o ACS precisa ter, para saber como abordar o paciente, orientá-lo e tirar duas dúvidas quando necessário. Nessas atividades procuramos trocar experiências e trabalhar na discussão de casos clínicos e situações reais vividas pelos agentes”, relatou o farmacêutico Marcelo Alves da Silva.

“Com as oficinas, ganhamos mais segurança para desenvolver o nosso trabalho, adquirimos conhecimento para solucionar as dúvidas dos usuários sem ter que enviá-los para a unidade de saúde. Isso é bom para mim que estou começando nesse trabalho e também para os agentes mais antigos que precisa se atualizar”, avaliou a agente comunitária de saúde, Edna Santos, da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Pedro Raimundo.

O QualificACS faz parte do programa de educação permanente em saúde da SMS e tem como objetivos estimular nos ACS o desenvolvimento das competências de educadores em saúde, a partir da discussão de diversos temas relacionados à promoção da saúde. “Nesse momento, temos cerca de 50 oficinas acontecendo em vários bairros da cidade, todas cumprindo a primeira parte da formação, que tem um total de 14 módulos”, explicou o coordenador de promoção à saúde da SMS, Silvoney Junior, salientando que a troca de experiências e a reflexão sobre a situação atual das ações de saúde, assim como o reconhecimento coletivo dos desafios e potencialidades no desenvolvimento das ações promotoras de saúde são alguns dos mecanismos utilizados nas atividades.

Nesta semana também foram realizadas oficinas na UBS do Alto do Cocar e na unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família, do bairro José e Maria. Na próxima semana será a vez dos agentes do Cosme e Damião participar da oficina.

(Eneida Trindade – Ascom Petrolina/Foto)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *