Home / Política / SECRETÁRIOS DE JUAZEIRO E DA REDE INTERESTADUAL DE SAÚDE (PE/BA) PARTICIPAM DE REÚNIÃO PARA DISCUTIR FORTALECIMENTO DOS ATENDIMENTOS

SECRETÁRIOS DE JUAZEIRO E DA REDE INTERESTADUAL DE SAÚDE (PE/BA) PARTICIPAM DE REÚNIÃO PARA DISCUTIR FORTALECIMENTO DOS ATENDIMENTOS

secretáriosEsta semana aconteceu mais uma reunião da Comissão Regional Interestadual de Saúde do Vale do Médio São Francisco (CRIE), com três anos de funcionamento.

O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Saúde com as presenças dos secretários da saúde Cássio Garcia (município), Washington Couto (Bahia), Lúcia Giesta (Petrolina), Ana Maria Albuquerque (Pernambuco), da secretária executiva do Ministério da Saúde, Ana Paula Sóter, representante da Univasf, Haroldo Farias Pereira, e demais secretários de saúde da Rede PEBA, formada por 53 cidades.

Dentro da pauta do encontro, foram os discutidos os seguintes temas: debate sobre os avanços, fortalecimento e melhoria dos serviços; as dificuldades da Rede Interestadual de Saúde, e sobre o QualiSus-Rede.

Também entrou em pauta o perfil das unidades de urgência e emergência, hospitais de referência da CRIL na Bahia e em Pernambuco, as áreas assistenciais de oncologia, Saúde Mental de Juazeiro, materno infantil e ortopedia, dentre outros assuntos. Atualmente o Hospital Materno Infantil realiza uma média de 363 partos por mês e no Hospital Dom Malan 630 partos mensais, sendo 52% de alto risco.

De acordo com a Coordenadora Regional da CRIL na Bahia, Nancy Oliveira Brandt, a população de referência nos últimos quatro anos aumentou em 7,1%. Em Pernambuco, a população subiu 911 mil para 966 mil pessoas. Já na Bahia de aumentou de 1 milhão para aproximadamente 1,1 milhões, o que totaliza um acréscimo populacional de 1,9 milhões para mais de 2 milhões.

Para a secretária executiva do Ministério da Saúde, Ana Paula Sóter, é necessário realizar o monitoramento da rede constantemente. “É notório que os serviços foram ampliados e é normal que surjam algumas dificuldades, mas devemos avaliar e tomar as medidas necessárias para o devido funcionamento da CRIL. Todos os serviços são importantes, porém o governo federal pretende priorizar a linha materno-infantil (Rede Cegonha), nesta região”, explicou.

O secretário de Saúde de Juazeiro, Cássio Garcia, falou da organização da rede e da necessidade de periodicidade das reuniões. “Os encontros são importantes para a troca de ideias e com isso melhorarmos a resolutividade da CRIL. Mesmo diante das dificuldades financeiras do Ministério da Saúde, que reflete na assistência, vamos assumir o compromisso de contribuir com o desenvolvimento da rede. Já inauguramos a UPA, o Hospital Materno Infantil, nove postos de saúde, concurso público e muitas outras ações para estruturar o SUS na cidade e região”, ressaltou.

O secretário de Saúde da Bahia, Washington Couto, completou as informações falando dos últimos ganhos que fortalecerão o SUS. “Temos que buscar alternativas sempre, mas avançamos muito. Juazeiro vai ter um curso de medicina. Já crescemos bastante ampliando os serviços, abrindo hospitais e garantindouma assistência de qualidade para a comunidade. Devemos priorizar certas áreas, buscando soluções para a rede hospitalar e reforço na construção de unidades, além de rever a quantidade de leitos e a capacidade técnica e financeira para iniciar os investimentos”, concluiu.

Durante a reunião foi avaliada ainda o projeto QualiSus-Rede, que é um trabalho de cooperação entre o Banco Mundial e o Ministério da Saúde, visando apoiar a Rede PE-BA com o fortalecimento dos atendimentos, contribuindo com a atualização física e tecnológica, qualificação permanente de pessoal, fortalecimento da gestão, garantia de acesso a insumos e medicamentos.

“A proposta é organizar uma rede regional de ações e serviços de atenção à saúde integrada, resolutiva e de qualidade, melhorando o acesso dos pacientes. Nossa meta é priorizar o atendimento humanizado ao usuário, garantindo o direito à saúde”, afirmou o secretário Cássio Garcia.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *