O Secretário Executivo de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Moraes abriu, na manhã desta sexta-feira, 17, no auditório da Justiça Federal, no Jiquiá, o 45º Seminário Regional: “Direitos Humanos e Democracia”. O encontro marca o encerramento das Semanas Estaduais de Direitos Humanos, que acontece desde 2012 em pernambuco e já contemplou 69.189 pessoas
O objetivo do seminário regional é avaliar as ações na área de direitos humanos, que estão sendo ampliadas em todo o estado. São ações voltadas para o combate às violações a população mais vulnerável, como: Pessoa Idosa, Criança e Adolescente, LGBT, Reeducandos do Sistema Aberto e em Liberdade Condicional e Pessoas com Deficiência.
Participam do seminário gestores do Recife, RMR e interior, sociedade civil, representantes do Ministério Público, das Polícias Civil e Militar, assistentes sociais dos CREAS e CRAS, promotores de justiça, prefeitos, entre outras autoridades. O auditório com capacidade para 400 lugares ficou lotado. Ao todo 526 pessoas prestigiam o evento.
Os palestrantes estão: o secretário executivo de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Moraes; a professora adjunta do Departamento de História da UFRPE, Marcília Gama; Ana Maravalho, advogada e funcionária pública federal; e Jackeline Florêncio, advogada popular com especialização em Direitos Humanos e Mulheres pela Universidade do Chile e membro da Consulta Popular.
Segundo o secretário executivo da SEJUDH, Paulo Moraes, o encontro é uma oportunidade de se discutir o tema Direitos Humanos em sua essência, buscando desmistificar a ideia de que “direitos humanos é apenas para proteger bandidos”. “Os direitos humanos buscam proteger todas pessoas, trazendo cidadania e respeito a elas, e é uma das metas do Programa Pacto pela Vida”.



