Investir na agricultura familiar e fortalecer o homem do campo são prioridades na gestão da prefeita Catharina Garziera. O apoio e os incentivos da Prefeitura, através da Secretaria da Agricultura e Desenvolvimento do Interior (Seadi), beneficiam agricultores e agricultoras do município com várias ações, entre elas, as horas de trator no preparo das terras para o plantio.
O serviço de aração de terras para os produtores rurais é uma importante política pública voltada à valorização do homem do campo e ao aumento da produtividade agrícola no município. A iniciativa integra o programa municipal Caminho Livre e Horas Máquinas.
Para o secretário de agricultura, a ação tem como objetivo agilizar o preparo do solo para os agricultores nas comunidades onde as chuvas já ocorreram, contribuindo para o início do plantio dentro do período adequado. “A agricultura sempre foi e continuará sendo prioridade da gestão e o programa de aração de terras é uma forma concreta de valorizar o homem do campo. A orientação da nossa prefeita é oferecer condições para fortalecer a agricultura familiar”, afirmou Ítalo Ferreira.
O agricultor Marcos Antônio, do Sítio Riacho do Recreio, agradeceu o incentivo da gestão municipal e ressaltou a importância do programa para os pequenos produtores, que, caso fossem pagar, desembolsariam cerca de R$ 180 ou R$ 200 por cada hora de trator. “A prefeitura sempre ajuda a gente e essa ação é uma oportunidade muito boa que vai beneficiar umas 12 famílias”, disse.
Em caso de dúvidas, os agricultores interessados podem procurar a Secretaria de Agricultura, localizada na sede da Prefeitura, na avenida Miguel Arraes.
Texto e foto: Everaldo de Souza Ramos – jornalista
