PRIMEIRO ENCONTRO DE CRIADORES DE CAPRINOS E OVINOS É SUCESSO EM MASSAROCA

blogqspcaprinoViagem_jussaraCom o objetivo de divulgar a cadeia produtiva da caprinovinocultura e potencializar a comercialização de animais em Juazeiro, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) e o Comitê das Associações Comunitárias Agropecuárias de Massaroca (CAAM) realizaram neste final de semana (11 e 12), no parque do Didi em Massaroca, o Primeiro Encontro de Criadores de Caprinos e Ovinos do distrito.

O evento que reuniu criadores de Juazeiro e cidades circunvizinhas teve como propósito fortalecer o setor que é considerado a principal fonte de renda da região. O evento que foi iniciado no sábado a tarde com a exposição de animais, teve continuidade no domingo com a realização de uma mesa redonda que avaliou o histórico de eventos realizados no distrito desde 2009. O momento contou a participação de representantes da ACCOSSF, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, SEAPA, ADAB, IRPAA, CAAM e produtores.

“Toda experiência foi colocada em discussão para avaliarmos os pontos positivos e negativos dos nossos trabalhos. Percebemos que fizemos grandes avanços dentro das feiras, com o fortalecimento das organizações sociais, o crescimento da comercialização, e o aumento gradativo de animais nas edições do evento”, destacou o supervisor da SEAPA, José Wilson Chaves (Chaveco).

De acordo com a organização do evento o número de produtores participantes tem ampliado cada vez mais, tanto em Massaroca como nas feiras dos demais distritos de Juazeiro. “Com um total de 313 caprinos e ovinos o número de animais superou os de outros eventos, isso se deve a grande mobilização que os organizadores e parceiros tem feito regularmente. Estamos satisfeito com o resultado do nosso trabalho”, declarou Jousivane Santos presidente do CAAM.

O vice-presidente da ACCOSSF, Juvêncio Lustosa enalteceu o evento enfocando o melhoramento genético dos rebanhos. “Toda melhoria é salutar, mas é preciso ter muito cuidado para não deixarmos de valorizar as raças nativas ou adaptadas, pois as mesmas quando cruzadas com as raças exóticas resultam em animais de alto valor produtivo – F1”, informou Juvêncio.

Para o secretário de Agricultura, Jorge Cerqueira, a caprinovinocultura, considerada a principal fonte de renda da área de sequeiro, tem sido umas das prioridades da administração municipal. “Somente nessa administração foi criado um departamento de produção animal que tem fomentado um dos setores mais importantes no município. Iremos realizar no próximo final de semana a feira de caprinos e ovinos no distrito de Maniçoba, e acredito que esse evento também será um sucesso”, afirmou o secretário. O encontro também contou com a parceria da ADAB, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro, ADAB, IRPAA, ADAC e ERUM.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *