Feiras livres serão palco de manifestações culturais

Petrolina recebe neste final de semana uma equipe de técnicos da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), através da Fundarpe, para uma visita de campo às oito feiras livres existentes no município. O objetivo é identificar os artistas populares que se apresentam nesses locais para que possam ser inseridos no projeto Cultura Livre nas Feiras. As linguagens desses artistas serão reconhecidas e valorizadas. Os técnicos também verificarão no município, outros talentos artísticos que possam vir a se apresentar nas feiras livres.

Este levantamento será feito em 53 cidades pernambucanas. Até agora, o projeto foi apresentado de forma experimental nas cidades de João Alfredo, Limoeiro e Gravatá, no Agreste do estado, e Carpina, na Zona da Mata Norte.

“Com o crescimento econômico do estado, as feiras livres voltaram a ser um grande acontecimento sociocultural e este projeto tenta fazer com que a arte e a cultura estejam mais presentes do que sempre estiveram”, acentua o secretário de Cultura, Fernando Duarte. “Além disso, servirá para conectar o movimento artístico de cada cidade”, ressalta.

O Cultura Livre nas Feiras pretende levar ao cotidiano da população que frequenta as feiras livres, ao longo de 2012, uma multiplicidade de expressões artístico-culturais pelas quais os pernambucanos expressam seus conteúdos identitários, valorizando não apenas os artistas populares mas os usos e costumes presentes naqueles locais onde há grande circulação de pessoas nos municípios.

O projeto integra um conjunto de 20 metas estratégicas para a cultura pernambucana, recentemente pactuadas pelo secretário de Cultura, Fernando Duarte, com o governador do estado, Eduardo Campos. Entre outras metas estão a regionalização do Funcultura, a ação cultural voltada para os povos tradicionais e os festivais Pernambuco Nação Cultural.

Informações de Cirlene Leite

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *