Lóssio assina hoje ordens de serviço para construção de AMES

Julio Lossio assinará Ordens de Serviço para a construção de mais três novas AMEs

A cidade de Petrolina ganhará nos próximos meses três novas unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado (AME). Na próxima segunda-feira (17), o prefeito, Julio Lossio e a secretária de saúde, Lúcia Giesta, assinarão as Ordens de Serviço das Unidades Primárias de Saúde (UPS) João Moreira, no bairro Henrique leite, Bernardino Campos Coelho, na Vila Eduardo e Lia Bezerra, no José e Maria. Todas as UPS serão construídas com recursos  do município. A assinatura das ordens de serviço acontecerá no gabinete do prefeito, às 10h.

Com uma unidade já inaugurada, a AME Leonor Elisa, no bairro Dom Avelar, e com o processo acelerado das obras de construção da AME de Izacolândia, a população será contemplada com mais três Unidades “Nosso compromisso é cuidar das pessoas e estamos batalhando muito para tornar o nosso sistema de saúde cada dia melhor. Já alcançamos importantes avanços e tenho certeza que vamos transformar o sistema de saúde primária da nossa cidade quando alcançarmos a nossa meta implantando as 20 AMEs.” Afirmou o prefeito Julio Lossio.

De acordo com estudos realizados pela equipe da SMS, a AME Bernardino Campos Coelho, na Vila Eduardo, atenderá uma população estimada em 14 mil habitantes,  abrangendo os loteamentos Eduardo, São José, Presidente Dutra e Rainha dos Anjos, os bairros Vila Eduardo, São José, Colina Imperial, Vila dos Ingás I e II, Vila das Imbiras I e II, Cidade Universitária e as Vilas do 72º BIMTz e 5º BPM. A Unidade João Moreira, no Henrique Leite, contemplará mais de 10 mil pessoas dos bairros Carneiro, Jatobá, Vila Vitória, Idalino Bezerra, Novo Horizonte, Rio Jordão, Parque Jatobá I e II, o Loteamento Geovana, além da própria comunidade.

“Assim como muitos bairros de Petrolina, as UPSs dessas comunidades precisam de reformas e iremos fazer essa reestruturação para oferecer mais qualidade no atendimento, de forma mais humanizada, numa estrutura adequada e que ofereça conforto aos usuários”, ressalta a secretária Lúcia Giesta. 

A AME Lia Bezerra atenderá apenas a população do José e Maria, beneficiando 15 mil pessoas e funcionará onde estava situado o antigo Pronto Atendimento à Saúde (PAS), fechado por falta de estrutura adequada e equipamentos suficientes para atender a população. “Vamos assinar três Ordens de Serviço. Assinaremos também a da Areia Branca e já temos recursos garantidos para construção de mais oito AMEs. Através do sistema AME, desenvolvemos um novo modo de atender as pessoas. Estamos reformulando a saúde, para oferecer um atendimento de referência à população que mais necessita de atendimento médico”, enfatiza o prefeito Julio Lossio.

 

Modelo AME – A AME é uma reestruturação da Atenção Primária, baseada em ações que englobam a promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde, atendendo a população local de forma diferenciada. As unidades são equipadas com sistemas de informação, estabelecendo a comunicação online do Serviço de Saúde de Petrolina, além de um sistema de segurança capaz de monitorar o local, garantido a segurança dos profissionais e reduzindo os danos ao patrimônio público.

 

Com equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), as Unidades atendem em horário ampliado, das 7h às 21h, oferecendo serviços de clínicas médica, odontológica e de enfermagem. Além disso, realiza pequenos procedimentos, como curativo, nebulização, suturas, pequenas cirurgias, serviços de imunização, dispensa de medicamentos e coleta de exames de patologia clínica e citopatológica. O Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) oferece atendimentos com psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos, ginecologistas e profissionais da Educação Física.


Texto: Taisa Alencar

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria Municipal de Saúde

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *