DIRETO DE SALGUEIRO

MUNICÍPIO SEDIA PELA PRIMEIRA VEZ, A BIENAL DO LIVRO DO SERTÃO

PANORAMICA DE SALGUEIRO PE
PANORAMICA DE SALGUEIRO PE

A partir de hoje até 19 de outubro, o município de Salgueiro, numa iniciativa da Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros – Andelivros, com apoio da Prefeitura de Salgueiro, sediará a I Bienal do Livro do Sertão, homenageando o escritor Raimundo Carrero. A Bienal faz parte do CLIPE – Circuito Literário de Pernambuco, projeto que propõe percorrer, anualmente, o Estado de Pernambuco, levando aos professores, estudantes e ao público em geral o acesso a literatura, escritores, ilustradores e editoras.

O evento, que será instalado no Ginásio Poliesportivo Francisco Torres de Carvalho, ocupará uma área de 3.500 m² e, além dos 25 estandes ocupados por mais de cem editoras e distribuidoras, o público contará com palestras da sexóloga, Laura Muller; do poeta Jessier Quirino e dos jornalistas Evaldo Costa, Gilson Oliveira e Magno Martins.

Logo no dia 12, às 16h, gestores e professores poderão aprofundar-se no tema ‘Gestão Escolar e Docência’, a partir da discussão que será aberta pelo professor Doutor em Educação e autor de cinco livros, Casemiro Campos.

Dando continuidade às atividades, às 19h, o filho de Salgueiro, o escritor Raimundo Carrero, que no início deste ano fez lançamento de uma de suas obras, em Paris, estará recebendo leitores e admiradores para um bate-papo literário. O jornalista Marcelo Pereira, autor do livro ‘Raimundo Carrero: a fragmentação do humano’, também, participará das discussões.

Quem quiser ouvir ‘causos’ engraçados poderá conferir o poeta Jessier Quirino, no dia 15, às 19h, que aproveitará o momento para lançar o livro ‘Papel de Bodega’ e realizar um recital.

Na quinta, 16, às 18h, o ex-secretário estadual de Comunicação, Evaldo Costa, e o jornalista Gilson Oliveira conversam sobre o livro ‘Palavra Acesa – Memórias da Luta Camponesa’, que fala sobre a luta dos trabalhadores rurais na Paraíba, durante o período da ditadura militar. Ainda na quinta, dentro da proposta de integração com outros tipos de artes, o cantor e compositor Maciel Melo, referência da música nordestina, vai apresentar sua obra, o livro A poeira e a estrada, às 19h.

No dia 17, às 19h, o jornalista e blogueiro, Magno Martins, além de proferir palestra, lançará a publicação ‘Reféns da seca’, quarto livro de sua autoria.

E no sábado, 18, às 19h, a sexóloga Laura Muller, que ficou conhecida em quadro do programa Altas Horas, da emissora Globo, conversará sobre sexo e esclarecerá dúvidas dos presentes.

Lançamento da Coletânea do Concurso de Poesia – No dia 14, às 16h, a Prefeitura de Salgueiro, por meio da Biblioteca Municipal Francisco Augusto, lançará a Coletânea de Poesias de Salgueiro – 2014 e entregará a premiação dos vencedores da 4ª edição do Concurso de Poesias. Na ocasião, será, oficialmente, aberto o edital para o concurso de 2015, que passa a se chamar Concurso Literário de Salgueiro e traz, como novidade, a categoria Conto.

A Bienal ainda contará com as seguintes atividades:

– Bodega de Poesia Sertão do Pajeú – estande com vasto acervo da produção contemporânea local para exposição e comercialização;

– Coletivo Clube do Verso – 12 poetas e/ou escritores e mais de 40 títulos entre CDs, DVDs, livros e cordéis;

– Caravana Clube do Verso – presença de grupo de poetas e escritores, durante todo o dia 18.10, com recitais, contos, cantos, lançamentos e sessões de autógrafos;

– Espaço do Professor – espaço para debates e apresentações de trabalhos;
– Casa do Escritor – local que irá divulgar os escritores da região;

– Vila da Criança – com atividades lúdicas, como contação de histórias;

– Espaço do Jovem – espaço que irá abordar assuntos de interesse dos adolescentes e praça de alimentação.

Economia – Segundo o presidente da Andelivros, Alventino Lima, o evento irá movimentar cerca de 2,5 milhões de reais na região e irá gerar mais de 500 empregos diretos e dois mil indiretos. “Não vamos atingir apenas cidade de Salgueiro. A Bienal irá beneficiar todos os municípios da região. Estamos em parceria com 16 municípios para que os professores e alunos possam participar mais ativamente do evento”, afirma.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *