EBDA acompanha repasse de animais do Sertão Produtivo

Agricultores do município de Ribeira do Pombal realizam esta semana o repasse de ovinos nas comunidades de Canavieira, Fazenda Manteiga e Pinto II. A ação faz parte do Programa Sertão Produtivo, promovido pela Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri) e executado pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), no semiárido baiano.

Para incentivar o fortalecimento da agricultura familiar através do melhoramento genético de caprinos e ovinos, cada família participante recebe cinco fêmeas mestiças e a comunidade é beneficiada com um macho puro de origem (PO), compartilhado por seis unidades de produção. Os animais permanecem nas propriedades durante um ano e meio, período suficiente para que possam reproduzir e garantir a melhoria genética do rebanho daquele agricultor familiar. Após esta temporada, os criadores repassam a mesma quantidade de animais para outras famílias, dentre as crias nascidas.

Nesta semana, seis famílias da comunidade Pinto II recebem 30 animais, repassados por agricultores das comunidades Canavieira e Fazenda Manteiga. “Sou muito agradecida por ter participado deste programa, porque consegui adquirir muitas coisas com a renda das crias e ainda vou ficar com ovelhas melhores que as que eu tinha antes. Fico alegre em passar esses animais, para que outra pessoa tenha a oportunidade que eu tive”, afirmou a agricultora Bernadete Dantas Costa.

Ao todo, 60 famílias já foram contempladas com ovelhas das raças Santa Inês e Dorper, no município. “O agricultor que recebe os animais se compromete a cuidar bem deles, participar das capacitações sobre manejo alimentar, sanitário e reprodutivo, seguir as orientações passadas nas visitas técnicas e, no período determinado, repassar as cinco crias para um vizinho. Ou seja, o programa favorece rebanhos melhores e criadores mais qualificados”, explicou o técnico agrícola da empresa, Antonio José Costa Silva.

(Ascom EBDA)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *