Na manhã desta segunda-feira (9), os funcionários recém-contratados do Hospital Regional de Juazeiro (gestão IMIP) participaram do Seminário de Integração e Humanização, promovido pela própria unidade de saúde. O encontro, que constitui uma prática já consolidada em todos os hospitais geridos pelo Instituto de Medicina Professor Fernando Figueira, contou com a participação da Diretora Administrativa e Financeira do HRJ e dos coordenadores dos setores de Segurança do Trabalho, Enfermagem, Psicologia, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e Núcleo de Educação Permanente, tendo como objetivos promover a integração funcional e apresentar aos novos funcionários as políticas do IMIP (passando pelas normas do SUS, os critérios de Humanização e o contrato de gestão com a SESAB).
O Seminário, que costumava ser ministrado pelas psicólogas do Departamento de Seleção e Treinamento do IMIP, foi realizado pela primeira vez por uma equipe formada por membros do próprio Hospital Regional, o que, de acordo a Diretora Administrativa e Financeira do HRJ, Ana Cristina Mota, resultará em muitos ganhos para a unidade de saúde. “Além de diminuir os nossos custos, essa mudança passou a dar oportunidade para que nós, da equipe gestora, conheçamos melhor os nossos funcionários (e também para que eles nos conheçam). São detalhes como esses, do “olho no olho”, do “reconhecer no corredor”, que ajudam a formar uma equipe mais unida e comprometida. Outro aspecto importante é que isso possibilitou a formação de uma equipe aqui no interior capaz de divulgar o trabalho do IMIP e fazer os funcionários admirarem a instituição, mesmo estando longe da matriz”, comenta.
A próxima edição do Seminário de Integração e Humanização do HRJ deverá ocorrer na próxima segunda-feira (16), a partir das 14h00, no auditório da própria unidade de saúde, e é fundamental o comparecimento de todos os funcionários que não participaram de nenhuma outra edição. “Essa é uma excelente oportunidade para que os funcionários se integrem e possam ver que todos são iguais e importantes, independente do cargo. É um momento de conhecimento, crescimento e construção”, conclui a coordenadora de psicologia do HRJ, Poliana Cunha.
(Ascom HRJ)