Organizadores do Salon Du Chocolat visitam fazenda modelo na produção de cacau no Recôncavo

Considerada modelo na produção de cacau na região do Recôncavo, a Fazenda Engenho D’Água, localizada em São Francisco do Conde, receberá, nesta sexta-feira (6), a visita do secretário da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles; o comissário geral dos salões, o francês François Jeantet; a empresária Sylvie Douce, organizadora do Salon Du Chocolat e o coordenador do evento no Brasil, Diego Badaró. A intenção é fazer com que o Recôncavo passe por uma revitalização na cacauicultura e que a região seja inserida no circuito de visitas do Salon Du Chocolat.

A Fazenda Engenho D´Água, existente desde o século XVII, pertenceu mais de duzentos anos à família Bulcão, origem dos três barões de São Francisco. A propriedade foi pioneira na implantação do cacau na região do Recôncavo e, logo na primeira plantação, conseguiu uma produtividade equivalente às fazendas do Sul baiano, a exemplo dos municípios de Ilhéus e Itabuna. Em 1969, o acompanhamento detalhado da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), com serviço de pesquisa e assistência técnica a outros fazendeiros, tornou a região um dos polos de expansão da cacauicultura nacional.

Em 1995, foram detectados os primeiros focos da doença vassoura-de-bruxa na região do Recôncavo, trazendo como consequência a queda na produção da fazenda Engenho D’Água a níveis irrisórios. Após a crise, o imóvel foi adquirido pelo atual proprietário, Mário Augusto Nascimento Ribeiro, visando a recuperação da produção no local.

Salon Du Chocolat

O Salon Du Chocolat é o maior evento do segmento no mundo realizado em diversos países e que, pela primeira vez, acontecerá no Brasil, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, em julho deste ano. Participam do evento representantes mundiais de todos os segmentos relacionados ao cacau, ao chocolate e derivados.

O comissário geral dos salões, o francês François Jeantet e a empresária Sylvie Douce, organizadora do Salon Du Chocolat, e o coordenador do evento no Brasil, Diego Badaró, já realizaram algumas visitas a fazendas de cacau, ao Centro de Convenções e ao Palácio Rio Branco, onde serão realizados encontros paralelos, como o I Fórum do Cacau e do Chocolate, que reunirá produtores de todo o mundo durante dois dias.

(Ascom Seagri-BA)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *