Guarda mirim de Petrolina passa por avaliação

 

Estudantes da Guarda Mirim são avaliados

 

As crianças que participaram do primeiro ano do projeto Guarda Mirim foram avaliadas hoje (21) através de uma prova, que possibilitará a formação e titulação de pequenos oficiais da Defesa Civil. O projeto criado pela Secretaria de Segurança Cidadã recebeu todo o incentivo da Prefeitura Municipal de Petrolina que vê na iniciativa mais uma forma de gerar cidadãos conscientes e bem informados.

Foram 43 crianças, das escolas Professor Valter Gil, Raquel de Queiroz e Ozelia Matias, dos bairros Mandacaru e Pedro Raimundo, avaliadas através das disciplinas: Ordem Unida, Direitos Humanos, Ambiental e Defesa Civil, durante uma semana de curso. Os estudantes responderam a 10 questões em uma hora de prova, aplicada na própria Secretaria de Segurança Cidadã.

Após a avaliação e lanche, os estudantes, sob o comando do secretário Cel Daniel Ferreira, receberam informações relativas à formatura que acontecerá no próximo dia 30 no Sest/Senat. As crianças receberão certificados, carteirinha, bonés e camisas que as habilitará a exercer a função de agente mirim na sua escola e comunidade.

 “Esse é um projeto aberto a todos, começamos no segundo semestre de 2010 e terminamos o ano formando quase 100 crianças. Para 2011 a pretensão é ainda maior, vamos abrir mais vagas e formar um ‘batalhão’ mirim de agentes civis”, reforçou o Cel Daniel.

A Guarda Mirim visa estimular o sentimento de civismo e ajuda ao próximo, além de melhorar o rendimento e a disciplina dos estudantes na escola e em casa. O objetivo também é criar multiplicadores da missão da Defesa Civil. O projeto desenvolvido durante uma semana, equivalente a 20h/aula, em horário oposto ao escolar atendeu no seu primeiro ano 100 crianças de 8 a 12 anos, da rede pública e privada, das comunidades de Cristália, Henrique leite, Santa Luzia e Vila Vitória.

Para 2011, já existe uma lista de espera com aproximadamente 15 escolas da sede e interior, interessadas em participar do programa. A intenção é formar até 500 guardas mirins a partir de março. Os interessados deverão procurar a Secretaria de Segurança Cidadã pelos números 3862-6194 ou 9862-9213. A partir de fevereiro o projeto será apresentado aos gestores escolares e também será divulgado o cronograma das primeiras unidades beneficiadas.

 

Juciana Cavalcante

Foto: Patrícia Telles

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Petrolina

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *