Dia da Caatinga é celebrado neste domingo; CNM destaca a importância da conservação do bioma

Neste 28 de abril, é celebrado o Dia da Caatinga, bioma exclusivamente do país e de grande importância situado na região semiárida do nordeste. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reforça a importância da sua preservação pela biodiversidade singular e  também pelo sustento de atividades econômicas sustentáveis, como a agricultura sintrópica e as pesquisas farmacêuticas que contam com os recursos provenientes desse ecossistema.

A caatinga ocupa 11% do território nacional e cerca de 27 milhões de pessoas vivem na região de sua predominância. É um bioma de clima quente e seco, com diversidade de plantas únicas que se adaptaram aos períodos de seca. Também é fundamental destacar a sua importância na preservação dos ecossistemas locais, no uso responsável dos recursos naturais e na investigação de novas potencialidades biológicas.

A sua relevância não se resume apenas à diversidade biológica que concentra vários recursos, mas também à capacidade de favorecer a harmonia ambiental e o bem-estar das populações locais. Nesse contexto, é fundamental a proteção do solo da caatinga e da água, fontes indispensáveis de recursos naturais para os habitantes que vivem na região.

Conservação nos Municípios
A CNM reforça algumas medidas que os gestores precisam levar em conta para assegurar a preservação e a proteção do bioma nos Municípios, levando em consideração a preservação da biodiversidade, o combate à desertificação, uso sustentável dos recursos naturais, valorização da identidade cultural e criação de áreas protegidas.

Uma das cidades que se tornou referência na preservação da Caatinga foi Petrolina, em Pernambuco. Anualmente, na data de celebração do Dia da Caatinga, o Ente local organiza um evento no Parque Municipal Josepha Coelho. O local é destinado a diversas atividades para o público e a participação dos estudantes da escola municipal.

São realizadas oficinas em parceria com diversos colaboradores, com o propósito de destacar a relevância de conhecer e apreciar as variadas características da vegetação, além da distribuição de mudas de espécies da caatinga.

Origem da data
A designação “caatinga” origina-se do idioma Tupi e traduz-se como “floresta branca”, devido à tonalidade clara da vegetação, que tende a perder suas folhas durante a estação seca. Pelo projeto de Lei 942-A/2007, apresentado na Assembleia da República, referente ao Decreto Federal de 20 de agosto de 2003, foi estabelecido a data de 28 de abril como o Dia Nacional da Caatinga.

Foto: Governo Federal

Da Agência CNM de Notíciascom informações do portal Climainfo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *