Profissionais do SAMU recebem certificados de capacitação

O prefeito Julio Lossio entregou, nesta quinta-feira (05), os certificados da capacitação em Suporte Básico de Vida, aos profissionais condutores e técnicos de enfermagem que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), em Petrolina. A solenidade aconteceu às 10h30, no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde

Em parceria com Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral de Urgência e Emergência (CGUE) e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HOAC), a capacitação foi realizada em Petrolina através do NEU e teve como foco cerca de 80 profissionais do SAMU, entre condutores e técnicos de enfermagem, que atuam nas Unidades de Suporte Avançado e nas Unidades de Suporte Básico. Desenvolvido de forma modular, o curso abordou as diversas áreas de atuação das urgências em momentos presenciais, conduzidos pelos instrutores que foram capacitados para ministrar o treinamento.

“As atividades focaram o próprio processo de capacitação e seus desdobramentos no cotidiano dos profissionais que integram o Serviço, promovendo a troca de experiências, exercícios teóricos e práticos, testes e avaliações no intuito de aprofundar os conteúdos necessários para a execução do trabalho do socorrista”, explicou a diretora de Atenção Especializada da SMS, Juliana Granja. Segundo a diretora, a perspectiva é a próxima etapa de formação tenha como público-alvo os médicos e enfermeiros do SAMU.

De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Lucia Giesta, treinamentos desse tipo contribuem para a implantação de uma política Nacional de Atenção às Urgências nos moldes apresentados pelas diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). “Estamos qualificando os serviços oferecidos pela Rede Municipal de Saúde em todos os níveis. A capacitação da equipe do SAMU permite um aperfeiçoamento do atendimento prestado à população em situações de Emergência e, consequentemente, na sobrevida e recuperação dos pacientes”, enfatizou.

(Eneida Trindade – Ascom Petrolina)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *