Quem vai reinar 2012 é Xangô!

A verdade cristalina é que não sou nenhum Doté( Pai-de-santo) no jeje-mahi.Bem como deidade, babalorixá, Azòònodó (Divindade do culto jeje -mahi). Os sacerdotes da magia animista dizem que o ano de 2012 vai ser governado pelo orixá Xangô, que no sincretismo religioso é São Jerônimo.

Confesso que não fiz parte de nenhum zàndró ( Reunião de rezas e cantigas) para saber quem seria a divindade a reinar 2012. Não tenho a menor dúvida que o Ajé (Búzio) foi jogado pelos Ilês, afora (Casa de candoblé). Ofício atribuído aos Babás fortes na seita, de boa raiz, a exemplo de Leba Necum ( Terreiro nagô, em Terra Vermelha – Cachoeira). Para se ter confirmação tem que ser ouvido o Ifá, Deus nagô da advinhação! Na África está em primeiro lugar da serição mítica ioruba por ser o maior oráculo da Nigéria.

Ifá, entre os iorubanos é orixá da fecundação. Portanto, as mulheres que cultuam Ifá não ficam estéreis e têm bom sucesso na hora do parto. Desde dos primeiros tempos do mundo os segredos e as predições acompanham o orixá da advinhação.

Os búzios não falham! Xangô é quem vai reinar em 2012. Orixá jeje-nagô das tempestades, raios e trovões. Agitação violenta da atmosfera, chuva em abundância, etc. Foi o quarto rei da dinastia ioruba, fundador da antiga Oyó que teria de fato reinado sobre vasto império, comprendido entre Daomé e o Benim.

Seus amuletos são a pedra de raio ( meteriorito) lança, oxé ( vara curta usada nas cerimônias de Xangô), machadinha de pedra dupla. Suas cores são: vermelho e branco. Xangô é chamado o Deus dos trovões. Acostumado a usar uma pulseira de latão, não despreza um galo, bode, carneiro, amalá ( caruru) e cágado (Ajapá). Caracterizado por seu grito ( Ei-i-i)) é saudado com a expressão ( Kawo Kabiesilé). Seu dia votivo é quarta feira e a festa especial é no dia 30 de setembro.

O Rei dos astros, com também é chamado Xangô, fez um ótimo casamento com Iansã, esta, chamada no Brasil de Oiá e na África como a deuza do Rio Oiá ( Nigéria). Dentro do sincretismo religioso é identificada pelos afros-brasileiros como Santa Bárbara. Dotada de um temperamento forte, autoritária e sensual. Ela é o único orixá feminino capaz de enfrentar eguns (espíritos) É uma santa linda, dança agitando os braços como se estivesse afastando de si as almas. Veste-se com as cores iguais do seu marido. Sua saudação: ( ÊPA HEIN!). Guerreira, corajosa e fiel a Jesus, preferindo a sua morte do que traí-lo. Protetora dos nossos soldados combatentes heróis do fogo. ( Desempenham uma tarefa nobilitante, arriscam a própria vida e são mal recompensados). Orixá feminino iorubano dos ventos e tempestades. Casal perfeito defensor contra os raios e tormentas.

Kawo Kabiesile!

*Geraldo Dias de Andrade é Cel.PM/RR – Bel. em Direito – Escritor – Membro da ABI/Seccional Norte – Membro da Academia Juazeirense de Letras.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *