Brasil: Um país que esbarra em seus próprios limites

Quem já dirigiu uma Kombi já sentiu o limite daquele veículo.

É um carro que tem um bom motor, mas quando você procurar empreender um pouco mais de velocidade esbarra em um limite incomodante: A Kombi só tem 4 marchas para frente. Se a gente tentar apertar o pé, acelerar um pouco mais, vai sentir o limite, o motor vai pedir uma 5ª marcha que a Kombi não tem. Temos que nos conformar.

Infelizmente assim é o nosso País.

O noticiário acaba de divulgar que o Brasil superou a Grã Bretânia, agora somos a 6ª Economia do Mundo. Somos um país emergente. Nossa nação avança, mas é uma pena porque não temos a 5ª marcha. Falta-nos educação levada a sério.

Enquanto a educação básica não for levada a sério no Brasil, esbarraremos em nossos próprios limites. É triste constatar os diversos problemas encontrados, especialmente nos municipios que travam a educação: dinheiro da educação desviado, professores mal pagos, obrigatoriedade de aprovação mesmo sem o aluno ter aprendido. Não adianta muito o governo federal investir tanto em educação profissional, em universidades e não termos alunos pra ocupar as vagas oferecidas.

As universidades federais brasileiras, e aqui tomo como exemplo a Univasf, tem um índice de desistência e reprovação altíssimo. Na maioria dos cursos apenas 10 a 20% dos alunos conseguem colar grau. Falta a 5ª marcha.

Certa vez, na Bíblia, Deus declarou que o povo de Israel foi destruido porque lhe faltou conhecimento. Sem o saber, sem a ciência, sem o conhecimento, poderemos até vontade de chegar mas nos faltará arranque suficiente.

Por Francisco Evangelista

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *