Imagine se seu aniversário fosse comemorado como é o natal

Não quero entrar no mérito nesse instante sobre a legitimidade ou não da comemoração do natal.

Também não quero entrar na discussão acerca da data em que Jesus nasceu.

Quero apenas que você imagine como seria a comemoração de seu aniversário nos moldes em que é comemorado o natal.

A primeira coisa: você ficaria num canto da casa e todo mundo estaria parabenizando, se congratulando, abraçando, conversando, tirando fotos, comemorando um certo desconhecido que você viu antes e que inclusive estaria com uma roupa bem estranha e nem seu idioma falaria.

Pessoas que você nunca viu antes, sem nenhuma intimidade ou aproximação com você estaria dando as coordenadas sobre como tudo deveria ser organizado. Essas pessoas lhe ignorariam e quando fossem se referir a você diriam coisas que não tem nada a ver com você, como por exemplo, diriam incorretamente o nome de seus amigos, se fariam conhecedores de sua familia, mas dizendo coisas que não tinham nada a ver.

E por fim imagine como seria a ornamentação da festa. No meio da sala seria colocado um berço, talvez pra incrementar colocassem fraldas, fotos da época de seu nascimento decorariam o ambiente. Suas primeiras mamadeiras, suas chupetas, seus sapatinhos, suas roupinhas, tudo estaria exposto como lembrança de seus primeiros dias de vida.

Você seria chamado de menino, e não haveria qualquer ênfase a sua história de vida. Só se falaria em seu nascimento. Ninguém mencionaria sua trajetória de vida, enaltecendo suas virtudes ou qualidades, e na hora dos parabéns todos comeriam muito e não se preocupariam em saber o que você estaria achando da festa.

Infelizmente, muita gente iria gostar da festa, das comemorações, mas você não iria sentir-se à vontade na ocasião. Seria um estranho no ninho.

Por Francisco Evangelista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *