Programa Saúde da Mulher atende a comunidade do Vale do Grande Rio em Petrolina

Com o intuito de prevenir a violência contra a mulher e lutar por uma melhor harmonização na vida dela e de sua família em Petrolina, a Prefeitura Municipal, através das Secretarias Municipal da Mulher e da Saúde, realizou na manhã da última sexta-feira (23), mais uma ação do Programa Saúde da Mulher, no bairro Vale do Grande Rio.

O evento, que conta com a parceria da Secretaria de Saúde, realizou o cadastramento de 40 mulheres do bairro Vale do Grande Rio e do Pedro Raimundo, que já tinham sido selecionadas, através de uma triagem, realizada pelos agentes de saúde. Após fazer o cadastramento, as mulheres foram encaminhadas para a realização de exames clínicos e, em seguida, para a Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (APAMI), com a previsão de que seus exames serão realizados ainda neste mês.

A Secretária da Mulher, Maria dos Anjos Fonseca, avaliou as ações realizadas no município em prol da luta contra a violência no município. “Sabemos que a Prefeitura, através da Secretaria da Mulher, tem lutado pelo oferecimento de melhorias para as mulheres de Petrolina, estas que hoje têm autonomia e estão empoderadas, mas nós precisamos que elas cuidem da sua saúde, e essa campanha busca a conscientização da prevenção do câncer de colo do útero e da mama”, alertou.

Para a autônoma e morada do bairro Pedro Raimundo, Márcia Regina Sena, o desenvolvimento de ações como esta na localidade visa atender as mulheres que, geralmente, não buscam o serviço por falta de informação. “Isso é um incentivo para que nós mulheres, procuremos a prevenção para nossa saúde, já que precisamos sempre descobrir ao que estamos suscetíveis”, afirmou.

No próximo dia 09, a Secretaria da Mulher, em parceria com a Secretaria de Saúde, realizará a terceira etapa do Programa, oferecendo mais 40 exames oftalmológicos, para mulheres e homens das comunidades do Projeto Senador Nilo Coelho, N-03 e N-01. O atendimento será realizado a partir das 08h, todos os pacientes cadastrados passarão pela triagem dos agentes de saúde na unidade móvel do Instituto de Olhos que estará na Unidade Básica de Saúde da comunidade do N – 03.

Todas essas ações fazem parte da programação da Campanha pelos 16 dias de Ativismo contra a Violência de Gênero, uma mobilização internacional criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que consiste numa “Agenda Política de 16 Passos”, que está apoiada em três bases: a prevenção, a proteção e o oferecimento de serviços às mulheres.

(Emaísa Lima – Ascom Petrolina)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *