ESTAÇÃO CIDADANIA OFERECEU AÇÕES SÓCIO/EDUCATIVAS NO BAIRRO JARDIM PRIMAVERA

unnamedEscola Municipal Mandacaru, em parceria com a Escola Municipal Caxangá, EMEI Primavera e Agrovale, realizou neste domingo (31) a XIII Ação em Prol da Cidadania, no bairro Jardim Primavera, oferecendo serviços sociais e ações educativas e culturais para os moradores.

O evento contou com a participação da Banda Marcial da Policia Militar, e a participação dos alunos do Programa Mais Educação das Escolas Mandacarú e Caxangá, que apresentaram coreografias de danças típicas da cultura nordestina, como o forró e o xaxado.

Durante todo o dia, à comunidade teve acesso, gratuito, aos serviços disponibilizados pela Unidade Móvel da Estação Cidadania e as ações integradas da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS), Secretaria de Saúde, e de parceiros como o Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal, da 15ª Dires, do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) e Agência Móvel da COELBA.

A comunidade teve acesso a exames oftalmológicos, aferição da pressão, além de poder assistir a palestras educativas sobre saúde e higiene bucal. Técnicos do Programa de Qualificação Juazeiro e Escola de Beleza também disponibilizaram serviços estéticos como corte e escovas de cabelos, manicure e pedicure.

Para a organizadora do evento, a diretora da Escola Municipal Mandacarú, Maria Maciel de Senna, uma ação social em prol da cidadania vem beneficiar tanto os alunos quanto a comunidade do bairro. “O projeto das escolas municipais este ano é trabalhar o semiárido. E com essa ação possibilitamos com que nossos alunos troquem conhecimento e possam expor e colocar em pratica o que aprenderam em sala de aula, unindo teoria e prática”, ressaltou a gestora.

Serviços sociais como o recadastramento e cadastro novo nos programas oferecidos pelo Governo Federal como o bolsa família, inscrição do Número de Identificação Social (NIS) e Cadastro Único Nacional (CAD) foram disponibilizados para os moradores.  Segundo a Técnica do CadÚnico da Casa do Bolsa Família, Derilanea Freitas Medrado, a Unidade Móvel tem como objetivo facilitar a vida das pessoas que não têm como se deslocarem até o Centro da cidade para ter acesso as ações dos programas sociais oferecidos pelo poder público.

A comunidade aprovou as ações desenvolvidas pela comunidade escolar em parceria com os órgãos da prefeitura e os parceiros do projeto. “Os serviços oferecidos hoje aqui no bairro foram bem proveitosos, porque quem não tem condições de se deslocar até o Centro como é o meu caso, pode recadastrar o cartão do programa Bolsa-Família”, afirmou à moradora Lucimar Dias da Silva.

Há nove anos residindo no bairro, Maria Gabriel de Oliveira elogiou a ação. “Através desta ação pude realizar exame oftalmológico e já obtive a receita para comprar meus óculos”, contou contente a moradora.

De acordo com o Sargento Simões, da 193º Companhia do Corpo de Bombeiros, a participação da corporação em uma ação em prol da cidadania é muito exitosa, pois aproxima a instituição da comunidade e permite esclarecer a importância de uma boa comunicação, seja relacionado a informações sobre como prevenir incêndios e, principalmente evitar chamadas telefônicas inverídicas para o plantão da central. “Ressaltamos a importância de evitar os chamados trotes, simulando incêndios ou outras ocorrências. Muitas vezes, no momento em que estamos ocupados com este tipo de brincadeira, alguém que realmente precisa      dos serviços pode não ser socorrido, colocando a vida das pessoas em risco”, declarou

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *