Prefeito Julio Lossio reúne-se com profissionais de saúde do município

Em uma reunião, realizada hoje (22), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS), o prefeito Julio Lossio, a secretária Lúcia Giesta e sua diretora de Atenção Básica à Saúde, Sátira Cavalcanti, encontraram-se com os enfermeiros que atuam no Programa de Saúde da Família a fim de discutir a implantação do projeto AME e dirimir possíveis dúvidas dos profissionais.

Durante a reunião, foram apresentados os três modelos do projeto AME e o seu modo de funcionamento. A unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família, com a proposta de potencialização do Sistema Único de Saúde (SUS) na Atenção Primária com infraestrutura e equipamentos adequados e um sistema de atendimento acolhedor e humanizado, a AME Policlínica, com a oferta de serviço ambulatorial especializado, e AME Servidor, oferecendo um serviço ambulatorial voltado para o servidor municipal de Petrolina.

O prefeito discutiu alguns dados e desafios da Atenção Básica em Petrolina e no país, e ressaltou o compromisso do governo municipal com o fortalecimento do SUS, especialmente no que diz respeito à prevenção de doenças e a promoção da saúde na Atenção Básica. O gestor destacou ainda a importância do papel do enfermeiro nesse processo. “Hoje, a saúde está muito concentrada na figura do médico e este profissional é focado no cuidado com as doenças. Entendemos que precisamos oferecer um protagonismo maior aos enfermeiros, pois eles sabem cuidar da saúde. A prefeitura está criando as condições para qualificá-los ainda mais e potencializar o papel que eles já desempenham”, afirmou o prefeito Julio Lossio, salientando necessidade de criar um plano de metas do enfermeiro.

Em janeiro, o Município deve publicar um protocolo a fim de regulamentar os procedimentos realizados pelos enfermeiros na sua atividade diária. “A publicação desse protocolo é mais um passo dado pela gestão, no sentido de melhorar os serviços oferecidos pela nossa Atenção Primária e valorizar o trabalho do profissional enfermeiro, dando a ele mais autonomia”, destacou a secretária Municipal de Saúde, Lúcia Giesta.

(Eneida Trindade – Ascom Petrolina/Foto)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *