sEDEST realiza II Exposição dos Programas Sociais implementados em Petrolina

Na tarde da última sexta-feira (16), a Prefeitura Municipal de Petrolina realizou a II Exposição dos Programas Sociais reunindo parte dos beneficiados e atendidos pelos programas e ações desenvolvidos através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest). A ação que apresentou à sociedade os resultados do ano também funcionou como prestação de conta no sentido de mostrar o novo mapa social de Petrolina concretizado nos últimos três anos.

Entre ações e programas realizados pelo município, incluindo as parcerias com o Estado e o país, são 22 atividades desenvolvidas beneficiando milhares de pessoas entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. A II Exposição realizada em parceria com o Natal Social encerrou o ano, mas não as ações que são permanentes. “O momento é de encerrar o ano mostrando todo o trabalho feito pela Prefeitura que envolve todas as pessoas das mais diversas áreas de Petrolina. São ações de inclusão social que muito mais que oferecer a ferramenta, ensina o caminho para que cada um possa com sua própria capacidade, seguir em frente e mudar sua realidade”, explicou a Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Tereza Virgínia de Carvalho.

Fortalecendo o potencial individual para trabalhos coletivos e inserção no mercado de trabalho com profissionais qualificados, as ações vão da educação básica à valorização profissional. A exemplo do Banco Municipal de Empregos para Pessoas com Deficiências (Bamem) onde a mudança de vida já é uma realidade para muitos beneficiados. “Ganhamos em qualidade de vida, em termos profissionais, valorização, motivação, comunicação, ou seja, o Bamem tem mudado nossas vidas e reforçado, ao mesmo tempo, laços. Não só a empresa sai ganhando com o resultado do nosso aprendizado, mas nossos amigos e familiares”, afirmou Cristiane Alves da Silva, que compõe a primeira turma e se formará nas primeiras semanas de 2012.

Além do Bamem, a Prefeitura também investe em ações como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Centro da Juventude, Nova Semente, Projovem, entre outros. Na ocasião, também estivaram presentes os parceiros da Prefeitura em ações como o Justiça e Cidadania, além de entidades do Sistema S, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e Petrape.

Também atendida pelo Grupo da Terceira Idade do bairro Rio Corrente, a aposentada Genilda Xavier revelou toda sua satisfação ao participar de uma atividade que há ano funciona para ela como terapia. “Me sinto muito bem ocupando meu tempo no grupo de idosos. Recebi orientação e faço peças de artesanato o que tem aumentado minha renda”, afirmou.

O evento contou ainda com apresentação musical realizada pelos idosos do CRAS São Gonçalo; apresentação cultural do coral do PETTI; poesia de cordel “Pé no Chão”, pelo poeta José Dias de Oliveira; coral do SESC pelos idosos atendidos na entidade; teatro da peça Natalina encenada por membros do CRAS Fernando Idalino; e as peças natalinas, uma apresentada pelos idosos do MIMI CRUZ; e a outra, intitulada “Nascimento de Jesus”, encenada pelos jovens do Centro da Juventude.

(Juciana Cavalcante – Ascom Petrolina)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *