A Secretaria da Saúde de Juazeiro em parceria com a Univasf promoveram na terça-feira, 05, o 2º encontro do Curso Teórico-Vivencial em Humanização e Cuidado Integral, em sua segunda edição.
A atividade foi realizada no Centro de Saúde III e é direcionada a todos profissionais da Rede Municipal de Saúde. Médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagens, fisioterapeutas, psicólogos e agentes de saúde participaram de atividades com técnicas corporais envolvendo dança e música.
O curso teve a orientação da equipe de Humanização e Educação Permanente, pelo professor de Psicologia da Univasf, Alexandre Barreto, psicóloga Luciana Florintino, agente de saúde Carlos Henrique de Souza e por antigos participantes do curso, agora multiplicadores.
Com o tema “O toque de segurança e do amor”, o evento foi aberto com uma animada apresentação instrumental. Na ‘Batucada das Boas Vindas’, cada profissional tocou um instrumento, se apresentou e expressou seu sentimento.
“O menor ato, pequeno gesto, pode interferir no cuidado do outro. Hoje queremos mostrar que podemos e devemos espantar as energias negativas, como a raiva, e através do poder do amor garantir segurança e alegria ao paciente”, afirmou o professor Alexandre Barreto.
Durante o curso, profissionais também fizeram exercícios corporais para relaxamento do corpo e da mente e dinâmicas na roda de sentimentos. Os participantes formaram pequenos grupos, e de olhos vendados, cada integrante ofereceu seu melhor sentimento ao colega, como beijo, abraço, aperto de mão, palavra, poema, etc.
A dentista da UBS de Maniçoba, Iamina Novaes, participa desde o ano passado e elogiou a iniciativa da prefeitura em parceria com a Univasf. “Nós aprendemos a ouvir mais o outros, ter paciência, se conhecer melhor. Tudo, com certeza, reflete no atendimento ao paciente, que será mais bem acolhido e recebido no posto de saúde de forma mais humanizada”, opinou.
A enfermeira Silvane Braga, também integrante da equipe de Humanização e Educação Permanente da Secretaria da Saúde, explica a importância do trabalho. “Iniciamos o projeto em parceria com a Univasf com a proposta de beneficiar os pacientes hipertensos e diabéticos no posto de saúde do bairro Alto da Maravilha. Com atividades de humanização, nosso objetivo era garantir mais qualidade de vida a estes usuários. Deu certo. Teve gente que reduziu o uso de remédios. Depois resolvemos fazer com a Equipe de Saúde da Família da unidade. Em seguida, expandimos o curso para o trabalhador de saúde da rede municipal. O foco agora é o auto-cuidado, visando melhorar a relação de trabalho de cada um dentro da equipe”, destacou.
O projeto piloto surgiu em 2012 e a primeira edição do Curso de Humanização foi realizada pela Prefeitura de Juazeiro, de abril a novembro do ano passado (2013). Este ano acontece neste segundo semestre. O próximo encontro será dia 05 de setembro.