EPTTC reúne-se com a CDL e Sindilojas para discutirem as mudanças no trânsito de Petrolina

Conforme anunciado no mês de novembro pela Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC), algumas avenidas terão seu sentido modificado com o objetivo de proporcionar mais fluidez ao trânsito, além de combater os engarrafamentos nas principais avenidas do centro da cidade. Para esclarecer sobre essas mudanças, o Diretor-Presidente da EPTTC, Paulo Valgueiro, reuniu-se na semana passada com empresários lojistas e membros da Câmara de Dirigentes Logistas – CDL e do Sindicato dos Lojistas – Sindilojas para informar sobre os benefícios para o comércio após as mudanças e ouvir sugestões dos comerciantes.

No projeto, apresentado pelo Diretor-Presidente aos membros do CDL e Sindilojas, a Avenida Guararapes, em Petrolina, passará a ser mão única, do sentido Viaduto Barranqueiro ao Monumento da Integração. Para os veículos que circulam no sentido contrário, a EPTTC modificará o trânsito de algumas vias paralelas, como por exemplo, a Avenida Antonio Santana Filho que hoje é sentido duplo, passará a ter sentido único (da Av. Monsenhor Ângelo Sampaio a Joaquim Nabuco), assim como as Ruas Coronel Amorim e Souza Junior, e Avenida Fernando Góes, que também terão o trânsito alterado, acabando com a mão inglesa na altura da Praça do Peixe.

Na reunião, ficou ainda definido que a implementação das alterações que se dariam este mês só iniciarão em janeiro de 2012 após o período natalino, onde o Centro está mais agitado com as pessoas que procuram o comércio local para as compras. Ainda ficou definida a proibição do trânsito de caminhões no período de 06h às 19h, nas ruas centrais, melhorando ainda mais o trânsito nessas ruas. Ficando permita apenas a carga e descarga nos demais horários com veículos de até 4.000 Kg.

Para o presidente do Sindilojas, Joaquim de Castro, a mudança é positiva porque há uma discussão entre os envolvidos e as necessidades e sugestões são ouvidas. “Nesse encontro vieram sugestões da EPTTC que foram prontamente aprovadas e outras colocadas por nós, das entidades representativas que, com certeza, melhorou o projeto. Acredito que essas mudanças vão melhorar o fluxo no Centro da cidade, para os motoristas, pedestres e os comerciantes”, avaliou.

O presidente da CDL, João Ferreira, afirmou que toda mudança requer um tempo para adaptação, mas segundo ele, em pouco tempo as alterações no trânsito serão absorvidas pela população. “As alterações são necessárias devido o crescimento da cidade, e essas mudanças vão exigir adequação da população, só assim teremos um trânsito mais organizado”, salientou.

De acordo com o Diretor-Presidente da EPTTC, a mudança na Avenida Guararapes é resultado de um estudo do fluxo de veículos no Centro de Petrolina, que demonstrou a necessidade em tornar a avenida mão única pelo grande número de veículos que ali trafegam. “Quando a avenida foi projetada, Petrolina tinha em torno de 2 mil veículos, hoje temos 83 mil veículos registrados na cidade, destas 42 mil motos e pelas nossas estatísticas, há mais 15 mil veículos de outras cidades circulando em Petrolina. Precisamos fazer essas adequações, exatamente, para dar mais trafegabilidade aos veículos que transitam aqui no centro da cidade”, explicou Paulo Valgueiro.

(Iana Lima – Ascom Petrolina)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *