O candidato a deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores, Tiziu, escolheu a terra natal, a cidade de Sobradinho para ser o local de lançamento de sua candidatura à Assembleia Legislativa da Bahia. O evento, que ocorreu no sábado (02/08) , no bairro São Joaquim, teve grande participação popular.
Os deputados federais Josias Gomes, Amaury Teixeira, além da candidata Elisângela Araújo, ambos do PT; Genilson Silva (PT), prefeito de Sobradinho entre 2008 e 2012 e Salvador Lopes (PT), prefeito de Curaçá por três mandatos, também prestigiaram o lançamento e reconheciam em Tiziu um jovem que representa os movimentos sociais. Marcaram presença os vereadores de Sobradinho: Adílson Ribeiro (PT), Nino (PSC), Cantoril (PP) e Canindé (PRP) e Flamber Feitosa (PT de Curaçá).
Caravanas dos municípios do território do São Francisco também foram levar o seu apoio a Tiziu. Um momento emocionante para várias pessoas das cidades de vizinhas de Juazeiro, Casa Nova, Remanso, Uauá, Jaguarari, Sento Sé, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes, todas empolgadas com o fato de ver em Tiziu um representante legítimo das causas populares. Hiran Nascimento, presidente da associação comunitária da Fazenda Mina, interior de Curaçá, disse ter fé na eleição de Tiziu. “Eu o conheço há mais de cinco anos. Sempre desenvolveu esse trabalho com o campo. É a pessoa certa para representar essa luta nossa, a luta das comunidades rurais”, afirmou. Hiran destacou ainda a seriedade do trabalho que Tiziu apresentou como coordenador geral do IRPAA (Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada).
Para Marcos Pereira, comunitário que veio do Piri, município de Sento Sé, Tiziu já tem serviços prestados à população, especialmente a rural. “O conheço há pouco de três anos e já me identifiquei com o trabalho dele frente ao IRPAA. A implantação de cisternas é um dos que destaco. Tenho certeza que fará um bom trabalho no legislativo”. Assim como Hiran e Marcos, Dona Josefa Santana, presidente da associação comunitária da Fazenda Santana, interior de Uauá, defende a candidatura de Tiziu por entender que se trata de um legítimo defensor da agricultura familiar e da convivência com o semiárido. “Depois que eu conheci, lá em 2012, venho acompanhando o trabalho dele e fiquei feliz quando se colocou como candidato. As propostas dele são as nossas”, arrematou.
Tiziu, ao lado da sua mãe, Dona Marta, contou, emocionado, um pouco de sua trajetória de vida, seus momentos de infância roubada pelo trabalho na roça; de ter sido alfabetizado pela sua genitora; a batalha para não se tornar estatística dos efeitos da seca. Fez um resumo de sua vida profissional, desde o ingresso na escola família agrícola de Sobradinho, criada há mais de 20 anos, da qual reconhece a extrema importância dos ensinamentos para o seu crescimento pessoal e a estadia no IRPAA. “Acho que estou preparado, pois sempre tive uma formação cidadã por onde passei, desde dentro de casa, com o meu pai e minha mãe, bem como quando participei ativamente das atividades das instituições por onde passei. Agora é hora de consolidarmos toda esse conjunto de ações que implantamos durantes todos estes anos, seja no campo ou na cidade. A luta vai continuar, mas agora vamos para outros espaços”.