SAEJ 2011 traça perfil da Rede Municipal de Ensino

Em seu terceiro ano consecultivo o Sistema de Avaliação Educacional de Juazeiro (SAEJ) traça um perfil completo da Rede Municipal de Ensino, fornecendo dados e informações que embasam o processo de reflexão sobre a política pedagógica do município. A Secretaria de Educação e Esportes entregou na última semana o Boletim de Resultados do SAEJ 2011 aos gestores escolares, com os diagnósticos por unidade de ensino, turma e aluno. O panorama traçado por esta avaliação externa chegará aos pais esta semana, quando será realizada uma análise dos níveis de aprendizagem pela equipe gestora e comunidade escolar.

Segundo o Diretor de Dados Educacionais, Avaliação e Estatística, Edmundo Herculano, a avaliação externa é complementar a avaliação interna. “Uma é realizada pelo professor, voltada ao desenvolvimento contínuo do ensino-aprendizagem. A outra avalia o desempenho de um sistema educacional em larga escala, identificando os estágios de aprendizagem, e detectando a distância ou proximidade entre o que é ensino, e o que ele deve ser”, analisa Edmundo. Nesta perspectiva, o diretor explica que o SAEJ tem por objetivo auxiliar no (re)planejamento de ações, visando a qualidade da educação.

De acordo com o titular da pasta, Clériston Andrade, todos que receberem o boletim da avaliação deverão estudá-lo minuciosamente, procurando compreender os estágios em que se encontram os alunos. “É preciso analisar os resultados e projetar nosso trabalho de forma a promover os avanços que cada educando necessita. A aprendizagem deles é a nossa principal meta”, garante o secretário. “A equipe gestora de cada escola já está com o boletim em mãos. Os pais e alunos também terão acesso e todos juntos trabalharemos na superação das dificuldades que ainda restam”, afirma confiante.

O SAEJ verifica anualmente o desempenho nas áreas do conhecimento de Língua Portuguesa e Matemática, por meio da aplicação de testes cognitivos. Foi instituído em 2009 pelo atual governo, e desde que foi criado tem avaliado todos os anos/séries do Ensino Fundamental, diagnosticando o desempenho dos estudantes nas habilidades e competências consideradas fundamentais para seu sucesso escolar. Este ano a avaliação foi realizada em 95 escolas municipais, que possuem alunos matriculados do 1º ano a 8ª série, e mais de 20 mil estudantes fizeram os testes durante o mês de novembro. A correção das folhas de respostas foi computada por meio de leitura óptica.

Para as provas, a SEDUC adota Matrizes de Referência que garantem a transparência e legitimidade a todo processo avaliativo. Os itens que compõem até hoje os testes do SAEJ foram construídos a partir de uma Matriz de Referência desenvolvida pela Secretaria de Educação em 2009. O foco da avaliação em Língua Portuguesa coloca-se na atividade de leitura e interpretação de textos, e em Matemática na resolução de problemas contextualizados. “Essa fórmula nos permite analisar as habilidades consideradas básicas e entender o perfil da Rede. Nós identificamos que praticamente todos os índices tiveram um bom crescimento nesses três anos, o que significa que nossas intervenções têm apresentado resultados”, defende a Diretora Executiva Lucinete Alves.

A gestora da Escola Municipal Dr. José Araújo de Souza, Alfreíza Almeida, compareceu à entrega dos boletins. “Acho muito importante essa avaliação para todos nós. Hoje a gente se preocupa com os descritores de aprendizagem, com a qualidade do ensino e com a situação da nossa escola perante o município. Afinal, todo mundo quer fazer bonito”, revelou na ocasião. O também diretor José Uelson Gonçalves, endossou as palavras da colega, “com o boletim a gente percebe que o planejamento estratégico funciona. A gente comemora quando percebe a evolução de um ano para o outro. Agora a gente não trabalha mais às cegas, mas sim com um norte, uma direção apontada pelo SAEJ”.

(Anna Monteiro – Ascom Juazeiro)

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