Os adolescentes que são acompanhados pelo programa de Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviço à Comunidade (PSC) participaram, nesta Quinta-feira (31), de uma palestra educativa sobre os cumprimento de medidas socioeducativas.
O objetivo do encontro foi informar e conscientizar os jovens e familiares, a manterem-se sempre dentro do regime a que foram submetidos, o evento aconteceu na sede do CREAS- Petrolina, localizado na Rua Projetada, S/N, na Vila Mocó.
A ação faz parte de uma parceria firmada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEDESC) com a 1ª Vara Privativa da Infância e Juventude de Petrolina.
A palestra foi ministrada pelo Exmº. Sr. Dr.Juiz de Direito Marcos Bacellar, titular da Vara Privativa da Infância e Juventude de Petrolina que abordou diversos assuntos, como os prejuízos causados pelas drogas; crise de abstinência; overdose; a tolerância e a dependência que as drogas causam no organismo, além de orientar sobre dicas de saúde e tratamento.
“Nós trabalhamos também os valores humanos e a valorização da auto-estima para que eles enxerguem o verdadeiro valor da vida. A família precisa estar presente, para que eles tenham uma nova chance, e assim, consigam mudar de atitude”, esclareceu o Exmº. Sr. Dr.Juiz de Direito Marcos Bacellar.
O Programa Liberdade Assistida e a Prestação de Serviço à Comunidade (PSC) são medidas socioeducativas para o atendimento e acompanhamento de adolescentes em conflito com a lei, previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). No programa existe uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, advogados e também, um orientador comunitário.
