Com o objetivo de disseminar técnicas sustentáveis para geração de alimentos limpos e sem resíduos químicos, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, promove no município de Pintadas, curso intensivo de práticas agroecológicas. Voltado para agricultores familiares, técnicos agrícolas e estudantes, o curso teve início nesta quarta-feira (30), e prossegue até sexta-feira (1º/08), na Casa do Agricultor, localizada na sede da Secretaria Municipal de Agricultura.Promovido pelo escritório local da EBDA de Ipirá, o curso, com carga horária de 20h, é composto por atividades teóricas e práticas, e vai abordar temas como: agroecologia e produção orgânica, manejo ecológico do solo, práticas de conservação do solo e técnicas de base ecológica.
Segundo Daniel Dourado, especialista em agroecologia da EBDA e instrutor do curso, as aulas terão como foco a participação efetiva dos agricultores num diálogo de saberes, com o intuito de valorizar o conhecimento popular. “Inovações acadêmicas e científicas também serão incorporadas ao conteúdo”, destaca o especialista.
Os participantes irão trabalhar um novo modelo de produção através da utilização de técnicas sustentáveis. “Além de permitir uma alimentação sadia, menor custo de produção e uma maior autonomia para os agricultores, a prática também contribui para a preservação do meio ambiente”, explica Dourado.
