O Assessor de Articulação de Políticas Sociais da Prefeitura de Juazeiro, Carlos Neiva, participou do Programa Bastidores da Notícia para divulgar a sua participação no Fórum de Secretários Municipais do Trabalho do Estado da Bahia (FST- BA), onde em assembléia geral realizada no dia 23 de julho, na Fundação Luis Eduardo Magalhães, em Salvador, o assessor foi eleito por mais de 100 gestores das secretarias de Trabalho e prefeitos presentes, presidente do FST.
“Participamos de reuniões e encontros e ficou claro a necessidade da criação de um Fórum, o qual tive a honra de ser escolhido para presidir”, disse Carlos Neiva, que na primeira gestão (2009-2012) do prefeito Isaac Carvalho, esteve a frente da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico.
O Fórum, que terá a participação da Secretaria do Trabalho Emprego e Renda (SETRE), da União dos Prefeitos da Bahia (UPB) e da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Estado da Bahia (SRTE/BA), irá trabalhar na viabilização de políticas públicas de trabalho, na melhoria da relação empresa-trabalhador, na geração de mais e melhores empregos, entre outros.
Na ocasião, Carlos Neiva falou das discussões sobre a criação do Sistema Único de Trabalho (SUT), que deve seguir a mesma lógica do Sistema Único de Saúde (SUS) e o da Assistência Social (SUAS). O objetivo é priorizar a necessidade de coordenar a política pública de trabalho no Brasil e o projeto de Lei será criado e encaminhado para a Assembléia Nacional.
“Com o SUT esperamos simplificar, por exemplo, a transferência de recursos federais para estados e municípios, possibilitando que as secretarias de Trabalho possam garantir, de forma mais ágil, a execução de suas políticas públicas. O novo sistema também irá definir, de forma mais clara, qual o papel da União, estados e municípios, no desenvolvimento das ações na área do trabalho”, informou Neiva.
