Até amanhã, 31 de julho a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Petrolina (SAMU-192) participa de eventos que celebra o sucesso dos serviços nos municípios. Em 2014, o SAMU de todo o Brasil comemora 10 anos de fundação pelo Ministério da Saúde (MS).
No IV Congresso Nacional SAMU-192, que acontece em Brasília, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS) está presente no evento. O SAMU de Petrolina acompanham de perto todas as discussões de melhorias para os serviços otimizando a Rede de Urgência e Emergência do município.
A estrutura do evento atende as principais necessidades colocadas pelo SAMU de cada região. “Ao longo desses 10 anos de história, temas focados na qualidade e dinamismo dos resgates são sempre prioridades para o evento”, afirmou o enfermeiro Nilton Leite.
Gestores e coordenadores regionais das redes de urgência participam do evento, as equipes contam com uma estrutura organizada e temáticas voltadas para as especificidades do serviço. Dez salas com temas focais e núcleos de pesquisa e debate para ampliação da assistência e do resgate rápido, priorizando sempre a redução de danos e complicações à vida das pessoas, foram estruturadas e esquematizadas.
Temas como a Rede de Atenção, Regulação das Urgências, e os desafios do SAMU para as novas décadas são temas debatidos pela equipe de Petrolina que ao retornar para a base, será multiplicadora de conhecimento.
O coordenador Geral do SAMU de Petrolina, Tiago Acioli, conta sobre as novidades nos serviços. “Estamos aprendendo novas técnicas e instruções que são de suma importância para salvar muito mais vidas em Petrolina. Junto à equipe ministerial presenciamos a assinatura da oferta de medicamento que reduzem em 67% as mortes por infartos nas emergências móveis, logo Petrolina terá também mais esse auxílio às vidas”, explicou o coordenador.