EBDA RECEBE HOMENAGEM POR TRABALHO DESENVOLVIDO COM POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS

unnamedA Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à secretaria estadual da Agricultura (Seagri), será homenageada nesta quinta-feira (24/07), durante XIII Mesa-Redonda do Caboclo Camarada Amigo Meu, pelo trabalho desenvolvido com povos e comunidades tradicionais. O evento, promovido pela Associação Nacional Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu (ACBANTU), acontece às 14h, na Biblioteca Pública dos Barris, em Salvador.
A coordenadora de projetos da ACBANTU, Ana Placidino, ressalta que o apoio da EBDA é fundamental para a promoção do etnodesenvolvimento de povos de terreiros, indígenas e quilombolas. Ela cita algumas comunidades assistidas com os 200 indígenas Tupinambás da Serra do Padeiro, em Ilhéus, e 36 famílias de povos de terreiros da zona rural dos municípios de Santo Amaro e Camaçari.
De acordo com o chefe do Departamento de Desenvolvimento da Agricultura (DDA), Samuel Feldman, a empresa desenvolve trabalhos com diversas comunidades e povos tradicionais com o objetivo de assegurar que eles possam fornecer suas produções, preservar a cultura e raízes, e ter uma melhor qualidade de vida.
O coordenador da Rede de Povos e Comunidades Tradicionais da EBDA, Samuel Leite, explica que além de emitir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) – documento que identifica o agricultor familiar e garante o acesso às políticas públicas dos governos federal e estadual -, a empresa presta Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) qualificada e orientação para elaboração de projetos de crédito.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *