Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina realiza Dia de Saúde do Homem no Batalhão da Polícia Militar

Com o objetivo de ampliar o acesso da população masculina aos serviços públicos de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS) realizará, na próxima sexta-feira (16), o Dia de Saúde do Homem, com o tema “Homem que se cuida não perde o melhor da vida”. O evento, promovido pela Coordenação de Promoção à Saúde e pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), acontecerá no 5º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco (5º BPM), parceiro da ação, das 07h às 12 horas.

Resultado da mobilização da SMS em torno do cuidado com os homens, a atividade integra a Política Municipal de Saúde do Homem, lançada em 2010. “Precisamos chamar a atenção do público masculino sobre a importância de cuidar do bem-estar, como uma forma de prevenção. Por isso, estamos realizando a ação em espaços de grande concentração masculina e abordá-los sobre a saúde e a preocupação com os altos números de morbimortalidade”, explicou o coordenador de promoção à saúde da SMS, Silvoney Junior.

O evento é uma oportunidade de sensibilizar a população masculina para a participação das atividades em saúde. “Com esta ação, além de divulgar o programa Saúde do Homem e suas diversas possibilidades de intervenção, organizamos, em um mesmo espaço, informações e reflexões pertinentes ao tema, e podemos fomentar uma transformação no modo como os homens cuidam da sua saúde”, avaliou a secretária Municipal de Saúde, Lúcia Giesta.

Na programação do Dia da Saúde do Homem estão previstas a realização do teste de glicemia, verificação de pressão arterial e do Índice de Massa Corpórea (IMC) e atividades educativas com foco na orientação sobre o uso de drogas, hábitos saudáveis, alimentação e nutrição, câncer de próstata, sexualidade, DST/HIV/AIDS, homofobia, anabolizantes, hipertensão e diabetes. A coordenação das atividades fica por conta dos nutricionistas, farmacêuticos, assistentes sociais, psicólogos e enfermeiros da SMS.

(Eneida Trindade – Ascom Petrolina)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *