Enfermeiros do HDM/IMIP são capacitados para realizar procedimento inédito na região

Enfermeiros pediatras do Hospital Dom Malan /Gestão IMIP Hospitalar participaram no último final de semana de um treinamento pioneiro na região. Os profissionais foram capacitados a aplicar cateter Central de Inserção Periférica (PICC) em bebês que precisam da utilização de cateteres para a aplicação de antibióticos, hidratação ou alimentação. Anteriormente esse tipo de aplicação se dava por meio de cateteres colocados em veias mais profundas, geralmente utilizadas as da região do pescoço da criança e feitos apenas por médicos. Com a aplicação do PICC, são utilizadas veias dos braços para a aplicação do cateter. Podendo ser realizado pela equipe de enfermagem.

“A principal diferença está na diminuição dos riscos e complicações para os pacientes. Eles (pacientes) podem ficar com esse tipo de cateter até o final do tratamento, com melhor qualidade de vida sem se expor a suturas”, explicou a enfermeira Simone Pires Cavalcanti da unidade Neonatal do IMIP Recife uma das ministradoras do curso, juntamente com outras duas profissionais do IMIP.

Durante o curso os enfermeiros tiveram aulas teóricas e práticas. Com essa capacitação, o Hospital Dom Malan passa a ser o único hospital da região de Petrolina a realizar a aplicação desse tipo de cateter. “Esse é um momento muito importante e estamos com a equipe motivada para isso e inclusive já foram realizados dois procedimentos por PICC, feitos por nossos enfermeiros”, concluiu a Priscylla Macêdo, coordenadora de enfermagem do HDM.

(Simeia Valverde – Ascom HDM)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *