PROGRAMA ‘PALMAS PARA JUAZEIRO’ É LANÇADO EM LAGOA DO BOI

unnamedEm comemoração ao aniversário de 136 anos de Juazeiro, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) e em parceria com a ACCOSSF, SEBRAE, Banco do Nordeste, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Capritec e Agro Curaçá, oficializaram na última sexta-feira (18) o lançamento do programa “Palmas para Juazeiro”. A unidade que foi implantada na fazenda Juvenal, localizada na comunidade de Lagoa do Boi, distrito de Pinhões, proporcionará para o rebanho do senhor Luís Manoel Gonçalves – alimentação farta e regular.

“Eu sempre morei aqui com a minha esposa e os nossos seis filhos, mas tínhamos dificuldades em alimentar os nossos animais, principalmente na época de forte estiagem. Era preciso comprar ração por um preço alto, agora com a implantação dessa unidade esse problema será solucionado, a palma é barata e os benefícios são muitos”, frisou o senhor Luís.

O programa ‘Palmas para Juazeiro’ consiste em incentivar a implantação de uma unidade de palma forrageira nas propriedades onde existir o mínimo de água. Na fazenda Juvenal estão sendo plantadas seis mil raquetes de palma forrageira das espécies orelha de elefante, mexicana e palma doce, ambas resistentes à cochonilha do carmim (insetos que se alimentam das raquetes), numa área de 30 X 40m que equivale a 1.200 m².

“Sempre tivemos tecnologias voltadas para as regiões chuvosas e pouca coisa direcionada para o semiárido. Hoje estamos presenciando um grande avanço, através de um projeto simples, barato e que apresenta resultados satisfatórios. A palma requer pouca água para seu cultivo e boa aceitação, devido a questões culturais”, explicou Marcos Rogério, presidente da ACCOSSF.

O consultor da Embrapa Semiárido, Gherman Garcia Leal Araújo, parabenizou o prefeito Isaac Carvalho e todos os parceiros pela iniciativa. “A minha alegria é que sou um entusiasta do que está acontecendo, essa iniciativa devia se estender para outros municípios, pois esse projeto é um grande feito e representa muito para o semiárido brasileiro”, destacou. O vereador Damião Medrado, representando a Câmara Municipal, falou da honra em presenciar o lançamento do programa e disse “conhecer de perto as dificuldades enfrentadas pelo homem do campo, pois nasceu e foi criado no interior”.

Já o secretário Jorge Cerqueira falou da necessidade de aprimorar cada vez mais o setor caprino e ovino da nossa região, trabalhando a cadeia como um todo. “O programa já é um sucesso, pois incentiva e dá condições para o homem do campo continuar no campo. A palma por ser uma cactácea, requer pouca água, somente cinco litros por metro linear a cada 15 dias no período seco. Portanto, onde tiver um poço, uma cisterna de produção e uma adutora será possível implantar uma unidade de palma forrageira”, explicou o secretário.

O prefeito agradeceu aos parceiros do programa e falou da vontade em ampliá-lo para todo o interior do município. “Esse campo servirá de demonstração para outros criadores e daqui a alguns meses voltaremos para vê o resultado. Estamos sempre incentivando o homem do campo através de ações voltadas para o interior e hoje estamos muito satisfeitos em fazer parte desse projeto. Mais uma ação comemorativa aos 136 anos de aniversário de Juazeiro”.

O financiamento das áreas (previamente estudadas) será efetivado pelo Banco do Nordeste.  O projeto tem um custo de R$ 3 mil, mas será subsidiado ao produtor pelo valor de R$ 2 mil, com pagamento previsto para dois anos. “O programa inclui, além da palma forrageira, a implantação do sistema de irrigação. O nosso objetivo é garantir o financiamento aos produtores, pois mesmo sabendo que é um valor pequeno, os produtores não dispõem dessa quantia. A nossa meta é implantar cerca de 200ha de palma forrageira em toda zona rural de Juazeiro”, explicou o agente de desenvolvimento do BNB, Jorge Murilo.

Também estiveram presentes no evento os vereadores Anderson da Iluminação, Agnaldo Meira, Anastácio e Tiano Félix; representantes de instituições e criadores da região

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *