Escola Cisne compartilha experiência vivenciada em Canadá-Toronto com a equipe de profissionais da Rede Sesi Juazeiro

 

 

Na última quarta (07) foi realizado o I Relato de Práticas Exitosas do SESI “Um arco-íris de possibilidades” Na oportunidade a Escola do Cisne foi convidada para dá uma palestra e relatar as experiências  vivenciadas em    dias nas  escolas  em Toronto-Canadá  em outubro de 2011.

No decorrer da palestra a escola relatou os locais visitados em Canadá :

Ministério da Educação: tem como prioridades a redução do número de alunos que se encontram com pouco rendimento escolar, buscando a homogeneidade na educação e o auxilio aos diretores e professores para atingirem os melhores resultados, onde são muito bem capacitados e valorizados, como um médico no Brasil;

College of Teachers (órgão regulamentador da profissão): que dá suporte, ampara, direciona, monitora e acompanha todo trabalho e caminhada do professor, responsável também pela formação continuada desse profissional, o qual é muito bem remunerado neste país;

•“COSTI Immigrant Services”: é uma escola para os imigrantes onde podem aprender a língua inglesa e contam com outros auxílios para se integrar no novo país. Tem 300 funcionários que falam aproximadamente 60 línguas, em diversas funções. O Canadá é um país multicultural, onde se falam, aproximadamente, 100 línguas.

St. Helen Catholic School: escola primária que atende alunos do Jardim de Infância a 8ª série, onde os alunos tem, diariamente, meia hora de língua portuguesa ou francesa, já que 80% são de origem portuguesa;

Toronto Catholic District School Board: escola secundária, que para nós é Ensino Médio, onde, dependendo da escolha do aluno, ele pode sair com uma profissão e até com emprego garantido, se não optar por continuar seus estudos numa Universidade.

•“York University”: onde existem cursos para Professores e é a terceira maior universidade do Canadá. Tem o tamanho de 280 campos de futebol, totalizando aproximadamente 5.000 cursos oferecidos em diversas áreas.

OPC – Ontario Principals´ Council (Conselho de Diretores de Ontário): órgão composto por 5.000 membros filiados (diretores e vice-diretores), o qual é responsável pelos cursos de capacitação voltados aos interesses dos seus membros. Preparam os diretores para diversas situações e o fazem refletir sobre si mesmo: suas atitudes, pensamentos, comportamentos, crenças, como se comunica com os outros, pois o líder de sucesso faz com que sua equipe se interaja e, juntos, conquistem e atinjam objetivos.

Para ser um professor no Canadá, a pessoa precisa ser diplomada, passar um ano por experiência acompanhado de um tutor (mentor), falar fluente inglês ou francês e ser vinculado ao College of Teachers. Seu salário inicial é de 45.000 dólares/ano (equivalente a R$ 6.750,00/mês) e pode chegar a 90.000 dólares/ano (R$ 13.500,00/mês).

(Ascom Escola Cisne)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *