Home / Cultura / CINEMA NO VALE – MOSTRA CORAÇÃO DE OURO DE LARS VON TRIER

CINEMA NO VALE – MOSTRA CORAÇÃO DE OURO DE LARS VON TRIER

unnamedO projeto Cinema no vale abre sua programação de julho com a segunda parte da mostra dedicada a filmes do diretor dinamarquês Lars Von Trier. Neste mês, serão apresentadas obras que fazem parte da chamada Trilogia do Coração de ouro, cujas histórias estão centradas em figuras femininas que vivem impasses e situações que afetam suas vidas.

Abrindo a mostra, amanhã dia 11, será exibido Onda do destino, produção de 1996 que apresenta a história de Bess, jovem moça que habita um vilarejo escocês com rígidos valores morais e religiosos. Após seu casamento com Jan, e devido a um acidente com ele, que o imobiliza de andar, ela passa a fazer sacrifícios como meio de agradá-lo, nem que para isso ela vá de encontro às regras de convivência de sua aldeia.

No dia 18, será apresentada uma das peças que compõem o Dogma 95, movimento em que Trier foi um dos maiores representantes, ao lado de Thomas Vintenberg. Esse filme expõe a vida de um grupo de amigos que deseja romper as normas da sociedade, fazendo-se passar pessoas com problemas mentais. Em meio a eles, Karen aparece como o contraponto entre uma vida ditada pelas regras e a transgressão que os lança ao estranhamento.

Encerrando a Mostra do coração de ouro, será exibido o musical Dançando no escuro, um dos filmes mais importantes de Lars Von Trier. Protagonizado pela cantora islandesa Björk, essa obra apresenta Selma, uma operária que junta dinheiro para pagar uma cirurgia que pode evitar a cegueira em seu filho, mesmo ela ficando progressivamente sem visão. Em meio a suas dificuldades, ela é amparada por seus amigos, Kathy/Cvalda, interpretada por Catherine Deneuve, e Bill, refugiando-se em um mundo fantasioso em que a vida é um eterno musical.
O projeto Cinema no vale ocorre desde 2005 e os filmes são exibidos no Auditório da Biblioteca do Campus Petrolina, a partir das 19h30. A entrada é gratuita e aberta à comunidade.

Sinopses

11/07 – Ondas do destino (Breaking the waves, 1996)
Bess é uma jovem com problemas mentais que mora num vilarejo na Escócia, e acaba de se casar. A família não conhece o homem, mas tem esperanças de que ele possa acalmar os surtos dela; porém, ela se apaixona loucamente por ele. Durante umas semanas de ausência do rapaz nas plataformas de petróleo, ela pede a Deus que ele volte logo, o que de fato acontece, devido a um acidente que o deixa paraplégico. Sentindo-se culpada, Bess se entrega ao marido e a qualquer coisa que o faça melhorar, porém, seu desejo é de que ela durma com outros homens.

18/07 – Os idiotas (Idioterne, 1998)
Um grupo de jovens intelectualizados decide viver como “idiotas” como forma de protesto à sociedade atual. Eles fazem isso invadindo o mundo real e fingindo-se de retardados mentais, com o objetivo de anarquizar os lugares por onde passam. O filme possui um teor que pode ser ofensivo a muitas pessoas, com cenas de sexo explícito, por exemplo.

25/07 – Dançando no escuro (Dancer in the dark, 2000)
Selma Jezkova (Björk) é uma mãe solteira portadora de uma doença hereditária na visão. Tentando impedir que seu filho fique cego como ela está ficando, Selma trabalha o máximo que pode para economizar e pagar sua operação. Só que quando um vizinho amigo passa por problemas financeiros e a rouba, têm-se início uma série de trágicos acontecimentos que mudarão para sempre os rumos de sua vida.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *