Pesquisadores discutem sobre Educação Contextualizada

O I Workshop Nacional em Educação Contextualizada: Interfaces entre o Campo e a Convivência com o Semiárido Brasileiro será realizado pelo Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Contextualizada com o Semiárido Brasileiro (NEPEC-SAB) e pelo Projeto Reflexões, do Departamento de Ciências Humanas (DCH III), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no dia 07 de dezembro, a partir das 8:00h.

Com palestras, mesas redondas, debates, mostras culturais e apresentação de grupos de trabalhos (GT´s), abordando assuntos como: comunicação intercultural, tecnologias sociais, gestão educacional e ambiental, formação de educadores e movimentos sociais. O workshop reúne especialistas, mestres e doutores para discutir sobre a temática do evento, “Interfaces entre o Campo e a Convivência com o Semiárido Brasileiro”, proporcionando aos participantes um maior esclarecimento em relação à Educação Contextualizada.

“A Educação Contextualizada na América Latina”, “O Campo e a Convivência: Educação, Vida e Trabalho”, “Ruralidades, Territorialidades e Multiculturalidades no Semiárido Brasileiro”, serão os temas abordados nas três mesas redondas realizadas no dia. Após cada mesa será aberta uma sessão de debates.

Será lançado no evento, o livro “Educação Contextualizada: Fundamentos e Práticas”, dos organizadores Edmerson Reis e Luzineide Carvalho. A obra é uma coletânea de artigos que falam sobre os princípios e noções que sustentam a Educação Contextualizada, as práticas e pesquisas na área, a formação dos educadores e os processos de identificação das populações sertanejas. Além desta obra, outras publicações serão lançandas e relançadas.

O evento está com inscrições de trabalhos abertas, gratuitamente, até o dia 4. É necessário encaminhar resumo para o e-mail seminarioeducontextualizacao@hotmail.com. Os interessados em participar como ouvintes devem solicitar participação por esse mesmo endereço eletrônico.

(Lorena Santiago – Ascom)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *