REVISTA INGLESA PUBLICA PESQUISA REALIZADA POR PROFISSIONAL DO HDM

unnamedMais um profissional do Hospital Dom Malan em Petrolina (Gestão IMIP) se destacou pela produção de um trabalho cientifico. Desta vez a Coordenadora do Setor de Imagem do HDM, Carolina Prado Diniz, publicou um trabalho na conceituada revista inglesa Journal of Maternal-Fetal and Neonatal Medicine.

O trabalho foi realizado com a coautoria do ginecologista e superintendente do HDM, Marcelo Marques e os professores da Escola Paulista de Medicina-UNIFESP, Edward Araújo Junior, Cristina Guazelli e Antônio Moron.

A pesquisa, com o título de Avaliação Ultrassonográfica e Dopplervelocimétrica do útero no Puerpério após o parto Transpélvico descreveu as características ultrassonográficas morfológicas e biométricas do útero e a dopplervelocimetria das artérias uterinas, comparando suas mudanças no puerpério inicial e durante o segundo mês pós-parto, e analisou a influência da paridade nesses parâmetros.
As pacientes realizavam uma ultrassonografia após 24 horas do parto e retornavam após 40 dias para outra avaliação. “Através da ultrassonografia foi possível medir o útero, observar sua morfologia, verificar sua vascularização através da dopplervelocimetria e comparar estas características entre mulheres com um ou mais filhos”, explicou a médica.

Além do reconhecimento no meio científico internacional, a pesquisa tem um importante papel na área de imagem. “A importância da realização deste trabalho, não só para a região, mas para a área de ultrassonografia, foi à obtenção de mais dados sobre as características ultrassonográficas normais do útero durante o pós-parto e se existiam diferenças na involução uterina entre mulheres com um ou mais filhos”, finalizou Carolina Prado.​

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *