Começa a XVII Etapa do Paraesporte Regional em Petrolina

Promovendo acessibilidade a todas as pessoas com deficiência, através do apoio ao esporte, aconteceram ontem (01), durante a manhã, a abertura e os jogos iniciais da XVII Etapa do Paraesporte Regional, promovido pela Petrolina Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria de Acessibilidade, no Sesi/Petrolina. Cerca de 300 atletas estarão participando das competições nos três dias de competição.

O Secretário de Acessibilidade, Marcos Conceição, destacou o incentivo à inclusão social através do esporte, como uma das políticas de gestão do prefeito Julio Lossio. “Considero de grande importância a realização dessa etapa aqui em Petrolina, pois temos muitas pessoas com deficiência que precisam ter suas capacidades aproveitadas”, analisou.

O evento, que é mais um compromisso dessa gestão com a inclusão social através do esporte local, começou com a realização das competições na modalidade de atletismo, para atletas que apresentam deficiência intelectual e incluiu competidores dos municípios vizinhos a Petrolina, como as cidades de Dormentes, Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande e das cidades baianas, Juazeiro e Sobradinho. Presente no evento estava o atleta petrolinense, medalhista paraolímpico, Francisco Daniel.

Destacando a organização da etapa Paraesportiva que está acontecendo na cidade de Petrolina, o Coordenador Técnico Geral do Paraesporte em Pernambuco, José Carlos Figueiredo, mais conhecido como Prof. José Carlos, disse que a expectativa para o evento é positiva. “A cidade tem uma tradição nos esportes da pessoa com deficiência e a concretização dos jogos está sendo muito boa, principalmente, na questão da infraestrutura, que nos permite a ocorrência de todas as modalidades num mesmo local”, avaliou.

O Coordenador Geral dos Jogos Paraesportivos em Petrolina, Natanel Barros, comentou sobre satisfação em realizar a competição que visa à inclusão social. “Ficamos felizes em oportunizar a prática de esportes para os alunos com deficiência e da possibilidade de descobrir novos talentos, assim como surgiu o nosso medalhista paraolímpico Francisco Daniel”, lembrou

Representando a cidade de Petrolina, na modalidade de natação, o paratleta João Dias, explicou sua participação na XVII etapa do Paraesporte Regional. “A importância que eu vejo desses jogos é poder competir e participar dos eventos, e ver que a sociedade está se interessando nas competições que envolvam paratletas, por entenderem que nossa limitação não impede o nosso sucesso”, afirmou.

A XVII etapa do Paraesporte Regional de Petrolina é a fase regional dos jogos e servirá como etapa classificatória para a estadual que será realizada em Recife/PE, de 08 a 12 de dezembro. A premiação para os vencedores serão troféus e medalhas.

(Emaísa Lima – Ascom Petrolina/Foto)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *