PACIENTES DO TFD DE PETROLINA VIAJAM DE AVIÃO PARA A CAPITAL

unnamedOferecendo mais comodidade e segurança aos seus usuários SUS, em Petrolina, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do serviço de Tratamento Fora de Domicilio (TFD), investe ainda mais na segurança e traslados dos seus pacientes até a nossa unidade de referencia no Recife.

Desde 2010, o tráfego aéreo em linha confortáveis e rápidas já é uma realidade para os usuários petrolinenses.

Ao todo, Petrolina já disponibilizou 454 viagens de avião para pacientes e seus acompanhantes, apenas nesse quadrimestre de janeiro a abril de 2014, 102 passagens aéreas já foram entregues. 

A dona de casa, Cristiane Dias, mãe da paciente, S. V.,  12 anos e portadora de hidrocefalia, sempre viajou de avião para capital, e agora com mais uma viagem aérea confirmada e com a passagem em mãos para a próxima sexta-feira, 04, a dona de casa fala sobre a comodidade dos serviços.

“Eu e minha filha sempre viajamos em total conforto no avião, ora na Avianca, outras vezes na Gol, sempre estou ‘cedinho’ no Recife. Nesse dia  04 já tenho minhas passagens e as da minha filha confirmadas, agora é só agradecer ao prefeito Julio que trouxe tranquilidade para nós que precisamos do TFD”, contou emocionada  Cristiane.

Atualmente, nesse mês de junho seis pessoas já foram encaminhadas de avião para Recife e para esse mês julho mais 15 pessoas e seus devidos acompanhantes já têm suas passagens aéreas confirmadas até o dia 31. A médica, que regula e autoriza laudos do TFD de Petrolina, Jaqueline Ferreira, explica sobre o envio aéreo de pacientes. “Pacientes transplantados e com o estado geral de saúde debilitado e que exponha situação clínica,  que demandem viagem aérea, são imediatamente autorizados e encaminhados para tratamento na capital”, detalhou.

A diretora de Regulação, Alice Mara Gonçalves, mostra como se deu a iniciativa pioneira do Prefeito de Petrolina, Julio Lossio, em levar as pessoas para novos procedimentos de saúde também de avião, “O transporte aéreo em Petrolina foi idealizado para garantir o acesso de pacientes ao TFD oferecendo mais conforto e maior resolutividade dos casos criteriosamente selecionados”, enfatizou.

O paciente Ednaldo de Souza, aposentado e tetraplégico há oito anos, já viajou sete vezes de avião para o Recife encaminhado pelo TFD de Petrolina. A esposa do aposentado conta sobre essa experiência. “Antes do prefeito Dr. Julio nós íamos sempre de ambulância, o motorista cansava logo, parávamos muito e levávamos quase 13 horas para chegar, agora, desde de 2010, eu e meu esposo só viajamos de avião, gastamos apenas 45 minutos pra chegar, e ainda temos uma atenção excepcional, coisa que nunca se viu em Petrolina antes de Julio”, conclui a dona de casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *