PREFEITURA DE JUAZEIRO REALIZA A VII FEIRA DE CAPRINOS E OVINOS NO DISTRITO DE MASSAROCA

unnamedA partir do próximo dia 4 de julho o distrito de Massaroca será palco da VII edição da feira de caprinos e ovinos da localidade, evento que se estende até domingo (6), e tem como proposta inserir os produtores da região num contexto comercial mais amplo, proporcionando o aumento da renda familiar e da qualidade de vida dos trabalhadores.

A feira acontece na sede do distrito, localizado às margens da BR 407 a 62 km do município de Juazeiro e é uma realização da Prefeitura Municpal, sob a organização da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) em parceria com o Comitê das Associações Comunitárias e Agropecuárias de Massaroca que congrega 11 associações, produtores e comerciantes locais.

Com um tema único “A Caprinovinocultura como meio de garantir a sustentabilidade para o homem do campo, implementando tecnologias e políticas para o desenvolvimento da economia regional”, o evento pretende reunir 70 criadores e cerca de 600 animais durante os três dias do evento. Para o diretor de pecuária da SEAPA, Diney Borges, a feira já é um sucesso garantido. “Ela irá beneficiar caprinovinocultores e comerciantes de produtos ligados à cadeia de diversos municípios. Além de Juazeiro, participam produtores de Uauá, Sobradinho, Petrolina, Curaçá, Jaguarari, Canudos, Senhor do Bonfim e Campo Formoso.”, informou.

A feira também trará outras dinâmicas direcionadas à cadeia como o sistema de criação de galinhas, a distribuição de mudas de plantas nativas, demonstração de plantio de palmas/ feno e exposição e venda de produtos orgânicos, advindos do processamento de frutas (doces, geléias, umbuzada etc). O titular da SEAPA, Jorge Cerqueira falou da importância do evento, e destacou os benefícios dos produtos provenientes do bode.

“A carne caprina é considerada uma das melhores carnes para o consumo, pois possui menor índice de colesterol comparado a outras carnes, além de facilitar a digestão e aumentar o teor de ferro. Paralelo a isso tem o leite, subproduto que além de proporcionar boa rentabilidade para os produtores, também tem grande importância na qualidade alimentar”, observou.

O evento tem como objetivo, divulgar os produtos da caprinovinocultura em todo o estado; estabelecer condições de integração e comercialização em ambiente simples e de fácil acesso; proporcionar a comercialização e divulgação dos produtos, incentivando a expansão do mercado local e a conquista de novos mercados. Estima-se um público de cerca de 7.000 pessoas durante os três dias de evento. A feira também contará, com a integração mais efetiva de outros segmentos como escolas, comércio, comunidade local e comunidades circunvizinhas.

 Programação:

 Sexta-feira (04/07)

16h – Abertura do parque para a chegada dos animais.

Sábado (05/07)

9h – Abertura oficial da feira (solenidade).

9h30 – Apresentação cultural, “O bode e a convivência com semiárido”. (IRPAA).

10h – Concurso leiteiro

14h – Palestra sobre Clostrídiose. (ACCOSSF).

Domingo (06/07)

7h – Exposição.

8h – Palestra sobre CNIS (STRJ).

10h – Julgamento de lotes.

14h – Encerramento do evento e premiação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *