A terceira Estação Junina do projeto São João nas Comunidades aconteceu no último fim de semana no bairro Quidé, que recebeu com alegria a etapa final do concurso de quadrilhas promovida pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura e Juventude. As quadrilhas Buscapé e Luar do Sertão foram as vencedoras.
A Quadrilha Buscapé sagrou-se bicampeã na categoria Tradicional levando a torcida a euforia, já que a mesma representava o bairro. O segundo lugar ficou com a AK Perreia e o terceiro lugar, empatadas, as quadrilhas Licutixo e Dom José Rodrigues.
Zenaide dos Santos Rosa, coordenadora da Buscapé, disse que “a vitoria representa uma luta de oito anos para resgatar uma tradição iniciada por meu pai, Seu Zequinha, que criou a Quadrilha Arraiá da Felicidade. Ele começou no quintal lá de casa com filhos e primos. Hoje, além desse resgate fico feliz em ver que também fazemos um trabalho social afastando os jovens do mau caminho. A felicidade é dobrada”, concluiu.
Juliano Lima Moreira, coordenador da Quadrilha AK Perreia, disse que é importante que esse projeto continue, pois além de resgatar as tradições juninas valoriza os jovens. Domingas Maria da Silva Batista, coordenadora e fundadora da quadrilha Lucutixo, elogiava os membros e seus familiares que confiaram nela. “Durante o ano todo fazemos passeios para as ilhas, inventamos brincadeiras e assim há quatro anos surgiu a idéia de fazer uma quadrilha junina”.
Com o anuncio do resultado, o público que esteve presente na Estação Junina do Quidé caiu na dança com o forró de Flávio Baião, sem se importar com a leve garoa que caiu na madrugada de sábado (28). A banda Stilu’s.com encerrou a noite deixando na comunidade a expectativa para a noite de domingo com mais uma etapa do concurso de quadrilhas.
Já no domingo (29), Dia de São Pedro, foi a vez das quadrilhas que disputavam a categoria estilizado marcarem presença no São João das Comunidades. O titulo de campeã ficou com o grupo Luar do Sertão, do distrito de Maniçoba. O segundo lugar coube à Quadrilha Buscapé e o terceiro a AK Perreia.
“A quadrilha vencedora é fruto de 17 anos de integração de jovens da Escola Dois de Julho e a comunidade de Maniçoba. Ela surgiu na própria escola, mas sem a participação irrestrita de toda a comunidade jamais poderíamos nos apresentar”, declararam Ruzia do Nascimento Lima e Dennio Macedo da silva, coordenadores da quadrilha, além de gestora e secretário da Escola, respectivamente.
A última noite da terceira estação junina teve a participação de Walmir do Acordeon e Doce Malícia.
Na próxima sexta-feira (4) e sábado (5) a Prefeitura conclui a programação do São João nas Comunidades no bairro Dom José Rodrigues com a premiação dos vencedores do concurso de Rainha Musa do Milho, Brincadeiras Juninas, Ruas Enfeitadas, Quadrilhas Tradicionais e Estilizadas.
Os shows de encerramento ficarão por conta do forrozeiro Raimundinho do Acordeon e André Mendes na sexta-feira, e no sábado Manuzinho do Acordeon, Ney Alves e Forró na Hora.