Inscrições abertas em Petrolina para o Programa Primeiro Emprego

Buscando dar continuidade à qualificação profissional e inserção de jovens estudantes de 16 a 24 anos, no mercado de trabalho, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria Municipal de Administração (SEAD), está abrindo nova seleção para o ano de 2012 no Programa Primeiro Emprego (PPE). A inscrição é gratuita e acontecerá no dia 10 de dezembro, das 8h às 17h, na Escola Municipal Professora Eliete Araújo de Souza.

O Programa contempla estudantes do Ensino Médio e Fundamental da sede e do interior do município, de modo a possibilitar um processo de profissionalização em conciliação com as atividades escolares. Para fazer parte do PPE, além de estarem estudando na rede pública municipal ou estadual, os jovens não podem ter tido nenhuma relação formal de emprego antes da inscrição. As 150 vagas são distribuídas na sede e no interior de Petrolina, com 3% das vagas reservadas para pessoas com deficiência física e 10% para jovens que cumpriram medidas socioeducativas.

O PPE é coordenado e supervisionado pela Secretaria Municipal de Administração que também é responsável pela inscrição, seleção e distribuição dos contemplados aos órgãos da Administração municipal direta e indireta onde atuarão. “Este programa traduz a essência da gestão municipal que é colocar as pessoas em primeiro lugar. Através da oportunidade que o PPE oferece, os jovens podem investir na sua carreira profissional e ajudar na renda familiar, pois é pensando na integralidade da família e na oportunidade de desenvolvimento destes jovens que o prefeito Julio Lossio trabalha”, afirmou a Secretária de Administração, Andréia Gomes.

O processo de seleção do PPE será divido em duas fases: avaliação social e psicológica e teste de aptidão e habilidade. A contratação de cada jovem classificado ocorrerá por meio do Termo de Adesão, devendo haver a responsabilidade do contratado e do órgão que receberá os seus serviços. O estudante assinará contrato com a Administração Pública por um período de seis meses, que pode ser prorrogado por igual período, e terá jornada de trabalho de 20 horas semanais, em turnos que não prejudiquem o desempenho das suas atividades escolares. A bolsa para os jovens integrantes do PPE é de R$ 255.

“Este programa possibilita aos jovens de Petrolina, não apenas a possibilidade de ajudar na renda familiar, mas também na sua formação enquanto cidadãos. Quando nos comprometemos a reservar vagas aos jovens em situação de vulnerabilidade social e com deficiência física, é porque pensamos em garantir a esses jovens um emprego sem qualquer distinção. Estou satisfeito com a conclusão dos 150 jovens e do bom desempenho em suas atividades, sobretudo, estou feliz com o PPE porque ele volta-se para o ser humano”, salientou o prefeito Julio Lossio.

A Prefeitura de Petrolina irá formar a primeira turma de 150 jovens do PPE no mês de dezembro. Os jovens concluintes receberão certificados comprovando sua experiência profissional.

(Cintia Sacramento – Ascom Petrolina)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *